O Rio Atibaia, em Sousas, transbordou entre a noite de quinta-feira (10) e a madrugada desta sexta-feira (11). O volume de chuva representou cerca de 77% do esperado para o mês de março inteiro. A chuva excessiva está acima da média, cerca de 125 mm.
O boato que corre entre os comerciantes da região central de Sousas é que haveria uma abertura das comportas de água do Cantareira do Atibaia, porém esta informação foi negada por Sidney Furtado, coordenador da Defesa Civil. Segundo ele o problema está relacionado também com as chuvas de Itatiba. A Defesa Civil mandou hoje, uma equipe para monitorar a chuva na cidade.
O aviso é para que todos os moradores fiquem em estado de alerta máxima para garantir segurança. Tanto moradores, quanto comerciantes do distrito de Sousas, sofreram prejuízos. A maioria dos comerciantes perdeu quase tudo. “A gente tenta salvar o que pode né? A questão é que aqui não tem seguro”, lamentou Sandra Coimbra, funcionária de um dos estabelecimentos.
Por volta das 13 horas, um carro com um senhor e uma criança ficou parado na ponte de Nova Sousas. Os reeducandos participaram da operação para socorrê-los. Os moradores do Beco Mokarzel também foram vítimas da enchente e durante a madrugada foram levados temporariamente para Vila Santana e hoje serão encaminhados para o Cândido Ferreira.
Atos de solidariedade também foram constatados: o restaurante Assim Assim Assado e a ONG Casa dos Sonhos doaram marmitas e sucos para as vítimas.
A previsão é de mais chuva para hoje, segundo o Cepagri.