Setenta e três por cento (ou sete em cada dez moradores dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio) avaliaram que as subprefeituras demoram a atenderem as demandas populares. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Jornal Local, com 100 moradores.
“A limpeza demora demais”, disse o aposentado Alvaro Tereso, de 75 anos. “Falta mais cuidado com as praças públicas”, falou a dona de casa Maria Rita, 57.
Ainda, mostra o levantamento, que 58% dos entrevistados classificaram os serviços das subprefeituras como regular. Outros 18% disseram que a prestação de serviço dos órgãos é “péssima”. Vinte e sete por cento falaram que a atuação é boa.
“Os principais problemas dos distritos estão relacionados com a falta de incentivo turístico, a falta de envolvimento com a comunidade, a preservação, as ações para direcionamento do lixo, a limpeza, o incentivo artístico, cultural e educacional para comunidade”, disse a diretora de TV, Adriana Arasan, 43. “Os pedidos da população não são resolvidos rapidamente porque muitas vezes existe uma distância da comunidade”, completou.
Com relação aos subprefeitos, 56% deram uma nota “regular” aos responsáveis pelos distritos de Sousas e Joaquim Egídio.
Para uns, falta vontade, outros citam o déficit de efetivo dos órgãos públicos e moradores destacaram ainda a falta de retorno de suas demandas.
Os principais problemas apontados foram trânsito carregado (32%), transporte público (34%), sujeira (25%), segurança (17%) e enchentes (12%).
Além disso, 83% dos moradores gostariam que os subprefeitos fossem escolhidos por meio de votos e não por indicação política.
O objetivo das Subprefeituras é aproximar os serviços públicos dos cidadãos, facilitando o acesso a procedimentos que, atualmente, estão disponíveis somente no Paço Municipal ou em locais distantes dos distritos.
Questionado, o subprefeito Wander Villalba disse não “definir as dependências”. “Eu dependo deles (Prefeitura). A Subprefeitura é ligada à Prefeitura para serviços públicos, limpeza, ruas. A gente até tenta resolver todos os problemas. Eles (Prefeitura) oferecem tudo, a gente faz a solicitação, mas não tá sobre mim, sobre a subprefeitura, e ai a gente encaminha para a secretaria específica e cobra”.
O subprefeito de Joaquim Egídio, Marcelo Duarte, disse “desconhecer isso daí (as reclamações)” e que pelo 156 os problemas dos moradores são resolvidos em “três ou quatro dias”. “Pode ser que seja serviços relacionados à Sanasa, CPFL, Emdec, e outros departamentos. Da subprefeitura não tenho nada de reclamação, seria até bom você passar para mim essas reclamações”, afirmou Duarte.