
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP, recebeu hoje, 9, a visita da Presidente afastada Dilma Rousseff. Na ocasião, ela visitará o canteiro de obras do projeto Sirius, novo acelerador de partículas brasileiro que está sendo construído pelo Laboratório Nacional de Luz Sincrotron, LNLS, cuja pedra fundamental foi lançada em dezembro de 2014.
Uma das mais avançadas fontes de luz do mundo, Sirius terá em seu núcleo um acelerador de elétrons de última geração, e deverá abrir novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, física, ciências ambientais e muitas outras.
A visita aconteceu às 11h no canteiro de obras do Projeto Sirius, localizado na estrada Giuseppina Vianello di Napolli, 600 – Polo II de Alta Tecnologia, Campinas – SP.
Após a visita, Dilma Rousseff , sob forte esquema de segurança, se deslocou de carro até a casa do engenheiro eletrônico Rogério César de Cerqueira Leite, localizada no bairro Gramado, onde ela almoçou e se encontrou com intelectuais, como o economista Luiz Carlos Belluzzo e políticos como Márcio Pochman.
Ao chegar em frente ao condomínio, foi recebida por manifestantes. Desta vez, manifestantes contrários e favoráveis à presidente ocuparam quase o mesmo espaço. Não houve conflitos. Na porta da casa onde almoçou, moradores do condomínio se aglomeraram para buzinar, bater panelas e gritar contra ela.




