
A Câmara de Campinas criou na noite desta quarta (8), no final da sessão ordinária, uma Comissão de Representação (CR) para acompanhar as ações de auxílio às vítimas e recuperação dos estragos causados pelo fenômeno meteorológico que causou devastação na cidade na madrugada do último domingo – especialistas divergem se foi uma microexplosão ou tornado, mas não há dúvida que as consequências foram terríveis. A Comissão foi criada pelo presidente da Câmara, vereador Rafa Zimbaldi (PP), atendendo a sugestão do vereador Carlão do PT.
Além do petista, que comanda a comissão, os demais integrantes são os vereadores Zé Carlos (PSB), Tico Costa (PP), Marcos Bernardelli (PSDB) e André Von Zuben (PPS). Segundo o presidente da CR, que também preside a Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara, o objetivo é buscar toda ajuda possível do poder público para as famílias atingidas e, entre as ações imediatas, está trabalharb para que o prefeito Jonas Donizette decrete Estado de Emergência na cidade, de modo a facilitar a liberação do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos moradores que tiveram suas casas atingidas, viabilizando os reparos necessários.
“Entendemos que este é um direito dos moradores, que por causa da tempestade tiveram casas destelhadas e muitas vezes destruídas, muros caídos, grandes prejuízos. Queremos chamar rapidamente uma reunião entre as pessoas que tiveram prejuízos por causa do vendaval, Prefeitura, Defesa Civil e Caixa Econômica Federal para dialogar sobre o assunto”, adianta Carlão.
O vereador conta que já na segunda-feira (6) visitou pessoalmente pontos da cidade que foram atingidos pela tempestade. “Pudemos verificar a situação em que se encontram várias famílias que foram afetadas pelo temporal e tiveram suas moradias ou estabelecimentos comprometidos em função quedas de árvores, destelhamentos, desabamentos de muros e paredes. É uma situação muito triste e , como vereadores, precisamos agir em prol desta população afetada”, diz Carlão, lembrando que a cidade de Jarinu, também atingida pela forte tempestade na madrugada de domingo, decretou Estado de Emergência e já foi beneficiada com liberação de crédito do governo estadual, conforme noticiado pela imprensa.
Alertas contra Tempestade
O vereador Rafa Zimbaldi (PP) também protocolou na segunda-feira (6) um projeto de lei para obrigar que Defesa Civil e instituições que trabalham com aferição meteorológica sejam obrigados a divulgar para a imprensa as possibilidades de qualquer tipo de fenômeno potencialmente lesivo à sociedade (como tornados, microexplosões, downburst, tempestades de raios etc), assim que detectado, de modo a possibilitar ampla divulgação antecipada e permitir que sejam tomadas medidas para reduzir riscos e estragos.
O vereador Carlão, por sua vez, também fez Moções de Apelo (aprovadas na sessão de segunda-feira) ao Governo Federal pela liberação de recursos do FGTS a famílias atingidas pela tempestade; e ao Ministério das Cidades, pela antecipação da entrega dos 465 aptos do Condomínio Vila de Taubaté, no Jardim do Lago, para a imediata transferência de famílias que vivem às margens do Córrego Taubaté e enfrentam grande risco de desabamento com as fortes chuvas dos últimos dias.




