Encravados em uma reserva de Mata Atlântica que esconde jequitibás, perobas-rosas e cedros nativos, além de cachorros-do-mato, veados e tucanos, os distritos de Sousas e Joaquim Egídio escondem a mais rica paisagem turística da região de Campinas.
Na mata da Baronesa Iracema, situada dentro do condomínio Colinas do Atibaia, encontramos cachoeiras e grutas. É uma área de preservação ambiental. O local também serve de estudos para muitos geólogos do Instituto Agronômico de Campinas.
Boa parte de suas belezas naturais ficam dentro de propriedades particulares, o que dificulta o acesso dos visitantes.
O nosso guia, Sr. Luiz Isidoro Masiero, 78, nascido em Sousas e criado dentro destas matas nos conduziu aos lugares mais incríveis deste passeio.
Vamos descobrir as belezas naturais da região de Sousas, através de uma série de reportagens que o Jornal Local fará em suas próximas edições.
Bom de papo, o Sr. Luiz tem um jeitinho todo especial de contar com detalhes a história deste paraíso ecológico.
Logo no início da caminhada nós já avistamos o “Morro do Pico”, onde há uma mina de água mineral. Neste morro segundo o nosso guia conta, foi o local onde terminou a Revolução de 32. Foram 2 km de caminhada em meio às árvores com mais de 10 metros de altura com mais de 200 anos. Lá encontramos: guarantã, peroba vermelha, jequitibá, batinga, jatobá, guarita, caviúna. Aprendemos também com Sr.Luiz, que para matar a sede é só cortar um cipó dágua e beber. Um cipó de 3 metros dá para retirar ½ litro de água.
Descendo um pouco mais dentro da mata encontramos várias cascatas e grutas. A primeira delas foi batizada pelo Sr. Luiz de “cascata do pensamento”. Aí então ele nos conta a história que deu origem aos nomes das cascatas. Quando era criança, ele e mais dois amigos iam para a mata para pescar. Na primeira cascata eles ficavam planejando as estratégias da caça. Na segunda cascata chamada de “cascata do descanso” eles descansavam para seguirem adiante. Já na terceira, chamada de “cascata do sonho” eles dormiam. Junto à cascata do sonho podemos encontrar também uma pequena gruta. O trecho destas cascatas chega a quase 400 metros desde o início da nossa caminhada e deságuam no Rio Atibaia.
Não perca para a próxima reportagem sobre o Observatório de Capricórnio




