34.9 C
Campinas
quarta-feira, dezembro 24, 2025
spot_img

Preço do frango dispara após Governo “premiar” avícolas

Data:

avicola-alta-frangoO Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Sinafresp), em linha com sua atuação de zelar pela correta arrecadação dos tributos do Estado e contribuir para a retomada de arrecadação, pede a revogação de benefício concedido aos frigoríficos avícolas. Um ofício foi enviado ao governador do Estado pedindo a revogação do artigo 35 do anexo III do Regulamento do ICMS, que estabeleceu crédito outorgado de 5% sobre o valor de saída para frigoríficos de aves. Criado em julho de 2012 com vigência inicial até o fim do mesmo ano, o incentivo foi modificado cinco meses depois, tornando-se perene.

“Esse decreto não beneficiou nem o aumento da produção no setor, nem a geração de empregos, De acordo com o IEA, o aumento do abate no período entre 2012 e 2015 foi de pouco menos de 0,7% com situação estável na geração de novos postos. Em contrapartida, o preço do frango subiu 47,06% no período, quase 10% acima da inflação do período”, comenta Alfredo Maranca, presidente do Sinafresp.

Para o Sindicato o benefício fiscal criado pelo artigo 35 é desmedido, tendo em vista que o frango é isento de ICMS. “Dois meses depois de concedido esse benefício, os preços explodiram, ou seja ele veio para atrapalhar o que estava funcionando anteriormente, pois enquanto existia apenas a isenção de ICMS o preço da proteína se manteve abaixo da inflação e acessível à população”, analisa Maranca.

“Ao atrelar o crédito de 5% ao valor de saída e não ao valor de aquisição de insumos, o incentivo “premia” a alta do preço da carne de frango. Não somos contra benefícios, tampouco contra o aumento da competitividade da indústria, porém não se observa nenhuma das duas premissas nesse caso. Mesmo com a justificativa de alta temporária de insumos de produção, não justifica um setor não pagar ICMS e ainda por cima ser remunerada cada vez que o preço sobe em caráter contínuo”, questiona Maranca.

Entre o início da vigência do decreto e dezembro de 2015, o preço médio do frango limpo no varejo subiu 47,06%. No mesmo período, o grupo alimentação do IPC subiu menos 37,8%. “Seis meses após a implementação do crédito outorgado, seus efeitos prejudiciais já eram conhecidos e mesmo assim o benefício foi prorrogado por tempo indeterminado. Quem está pagando o preço é a população. Deve haver equilíbrio e justiça fiscal para todos, não apenas para um único setor”, conclui o presidente do Sinafresp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Diesel cai na Petrobras, mas desconto some antes da bomba

Preço do combustível recua na estatal desde 2023, enquanto...

Ministro Toffoli amplia cerco ao Banco Master no STF

PF terá 30 dias para aprofundar apuração que envolve...

Haddad diz que governo registra a menor inflação da história e cita déficit 70% menor

Ministro usa Conselhão para reforçar narrativa econômica antes da...

Congresso aprova LDO de 2026 com superávit e blindagem dos fundos partidários

Texto segue para sanção e prepara caminho para a...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade