A sousense Vitória de Brito Francisco, de 14 anos, é destaque em torneios de tênis pelo Brasil afora, obtendo inúmeros resultados notáveis apesar da pouca idade.
A jovem atleta participou o mês passado de um importante campeonato e conseguiu a 2ª colocação na categoria infantil. A jovem sonha em se tornar profissional e tornar-se a “número um “do mundo.
Desde pequena, a tenista, incentivada pelos pais, se interessou pelo tênis.‘’Comecei a brincar de tênis com três anos e treinar sério com sete. Quem me incentivou para esse esporte foi meu pai, que até hoje é professor de tênis, e tem uma quadra em casa, então isso já foi um meio caminho andado para eu querer jogar tênis. ’’
Sua carreira apesar de estar no inicio, já é invejável para uma tenista de apenas 14 anos. ‘’Eu comecei a jogar torneios nacionais com 10 anos, e a partir dos 13, comecei a participar de internacionais, meu primeiro foi no Uruguai, ano passado’’.
Vitória nos conta um pouco sobre essa sua curta, mas já brilhante carreira que já tem em sua bagagem viagens e títulos nacionais e internacionais. ‘’Meu primeiro título paulista aconteceu em Serra Negra, e de lá prá cá conquistei outros títulos como o brasileiro em São Paulo e o internacional num torneio em Londrina, com a participação de tenistas do mundo inteiro’’.
Dedicada e talentosa, Vitória agora mora em Santana de Parnaíba, para poder treinar no Instituto do Tênis, instituição sem fins lucrativos, fundada em 2002, a entidade apoia o desenvolvimento do tênis nacional, concedendo toda infraestrutura para treinamento de alto rendimento aos atletas.
Em relação aos treinos, a jovem tenista conta que sua rotina é pesada. ‘’Nesse projeto eu treino gratuitamente de segunda a sexta das 14h às 18h nas quadras e preparação física. No Instituto os atletas têm acompanhamento em outras áreas, como psicologia, pedagogia, fisioterapia, nutrição e aulas de inglês; isso tudo é preciso para ser profissional’’, conclui.
A tenista, que antes de ir para o Instituto Tênis, treinava na Sociedade Hípica de Campinas sempre com o apoio de patrocinadores e a participação da família. “Meus pais fazem de tudo para que eu possa realizar meu sonho, mas não conseguem bancar todas as despesas gastas com torneios, viagens e alimentação, por isso procuro patrocinadores, que é essencial para ajudar na minha carreira e vida de atleta”.




