Candidatas as eleições somam 31% em Campinas

Data:

candidatas-mulheres-eleicao-campinasO número de candidatas mulheres aos cargos de prefeito e vereador nas Eleições 2016 em Campinas (SP) é de 31%, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O baixo índice ficou próximo do mínimo obrigado pela legislação eleitoral, que é de 30%. Em Limeira (SP) e Piracicaba (SP), o percentual também ficou perto da margem obrigatória e fechou em 32%.

O professor de ética e filosofia Paulo Pozzebom afirmou que o número ainda é insatisfatório porque a organização dos partidos políticos é amplamente dominada por homens. Por isso, segundo ele, as organizações não fazem mais do que cumprir a cota obrigatória de candidatas mulheres e não se importam em aumentar o quadro.

“Isso faz diferença no cenário político e traz consequências negativas, porque o ponto de vista da mulher faz diferença e muda prioridades. Educação, política, organização da cidade, assistência à família, tudo isso poderia ser  visto de forma diferente pelas mulheres. O cenário está mudando, mas ainda não é bom”, afirmou o especialista.

Nas 31 cidades da região, nove mulheres disputam cargo de prefeita. Duas em Campinas, duas em Nova Odessa, e as demais em Holambra, Jaguariúna, Morungaba, Sumaré e Vinhedo. Os dados estão disponíveis no site do TSE.

Cotas de gênero
Apesar de ter ultrapassado a cota obrigatória, o número de mulheres que se candidatam à cargos eletivos ainda é baixo porque os partidos e coligações no município têm dificuldades de atender o que é proposto pela legislação eleitoral. De acordo com o texto, cada partido deve preencher o mínimo de 30% ou o máximo de 70% de candidaturas para cada gênero.

O TSE entende ainda que, na impossibilidade do registro de candidaturas femininas no percentual mínimo de 30%, as coligações devem reduzir o número de candidatos homens para se adequar às cotas de gênero. Atualmente no Brasil, mulheres representam apenas 10% do total de deputados federais e 14% dos senadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Deputados pedem ao STF afastamento de André Mendonça do caso Dark Horse e fim do sigilo de investigações

Parlamentares do PT, PCdoB, PSOL e Rede questionam atuação...

Governo vai marcar sessão extra para votação do fim da escala 6×1 no Senado antes das eleições

Base de Lula quer convencer Davi Alcolumbre a convocar...

Quaest mostra Lula na liderança com 37%, Flávio Bolsonaro tem 29%

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira aponta Lula com 37%, Flávio...
Macaca é derrotada por 2 a 0 no Moisés Lucarelli, permanece na lanterna com 10 pontos e terá o Sport pela frente na quinta-feira <Siga o canal do Jornal Local...