No próximo domingo (13/11), Gaía Passarelli estará em Campinas para o lançamento de Mas você vai sozinha?. O livro apresenta relatos bem-humorados de viagens da autora com dicas para mulheres que querem explorar locais ao redor do mundo sozinhas.
Sobre o livro:
“Por que você está comendo sozinha numa noite de sábado? Não é casada? Não tem filhos?”. Gaía Passarelli se surpreendeu ao ouvir essas perguntas de um casal de origem chinesa, que a convidou para sentar-se à mesa onde eles jantavam com as duas filhas pequenas, num restaurante em Nova York. Narrada em tom leve e bem-humorado, essa é apenas uma das muitas situações abordadas em Mas você vai sozinha?, livro que reúne crônicas de viagens e dicas práticas para mulheres que viajam sozinhas. A orelha é assinada por Babi Souza, do movimento feminista Vamos Juntas?.
Na obra, Gaía, escritora e jornalista de 39 anos, relata sua experiência de se aventurar, sem companhia, por diferentes lugares do mundo. Ela também realça o prazer do próprio ato de viajar como algo que vale a pena em si mesmo, sem necessidade de qualquer outro motivo que o justifique. Para embarcar rumo a um lugar desconhecido, não é preciso ir “à procura do próprio eu” nem em busca de um “grande amor”. Na realidade, isso pode ser muito mais simples.
A autora também incentiva o leitor – e, especialmente, a leitora – a tomar a decisão de conhecer algum lugar por conta própria, sem se importar com os preconceitos. Mostra que não é tão difícil quanto parece, nem tão perigoso – desde que se tome alguns cuidados.
As crônicas, sempre acompanhadas de ilustrações originais da artista plástica Anália Moraes, relatam episódios como o de ser consolada por um xamã andino, molhar os pés nas águas do mar em uma praia da Índia, participar de um ritual indígena na Colômbia e dormir debaixo de uma mesa de bar no Texas.
Gaía começou a escrever sobre viagens no período de três anos em que trabalhou como VJ da MTV, entrevistando artistas e outras figuras do show business em vários lugares do mundo. Depois, continuou viajando muito ao prosseguir sua trajetória profissional.
A decisão de viajar sozinha – o que em inglês já tem até um nome, solo travel – pode ser muito recompensadora, segundo a escritora. “É verdade que numa viagem solo a gente sente falta de ter alguém para rir junto, pedir opinião ou dividir uma taça de vinho. (…) Mas também é verdade que a gente descobre que a nossa própria companhia, na maior parte das vezes, é mais do que suficiente: é ideal.”, afirma ela.
A autora
É escritora de viagem, jornalista musical, foi VJ da MTV e também apresentadora em projetos para o Google e rede Cultura. Entre suas andanças pelo mundo, além de atualizar seu blog How to travel light, já colaborou com vários jornais e revistas, como Ilustrada, Rolling Stone, Bizz, VIP, Viagem e Turismo, TPM, entre outros.
Ficha técnica
Título: Mas você vai sozinha?
Autor: Gaía Passarelli
Gênero: literatura feminista
Páginas: 172
Formato: 23×17,5
ISBN: 978-85-250-6282-6
Preço: R$ 39,90
Editora: Globo Livros




