Por Analúcia Neves
Alegria e descontração foram mais uma vez a marca registrada da festa junina do Colégio San Conrado e Escola Amarelinha. Nem a chuva e o frio espantaram a presença do público, expressivo, no domingo, dia 28 de junho, na Rua Antonio Iório, 135, em Sousas. A festa contou com apresentação da quadrilha dos alunos, muita dança muita comida típica, bingo e muitas brincadeiras que divertiram todos.
As barracas das comidas foram as mais requisitadas, e quem comeu se deliciou com as guloseimas típicas e tradicionais da festa, como o tutu de feijão e a cabidela.
A monitora do colégio, Aparecida Lima, entrou no clima da festa rapidamente e se diverte quando conta que foi presa na cadeia do amor, porém não quis esperar que alguém a soltasse, pagou a taxa da fiança e saiu rapidamente. “Gostei muito da festa, as crianças se divertiram muito o tempo todo, a animação era total”, conta.
Para …… o objetivo foi atingido, “os alunos se juntaram nas brincadeiras, houve a participação dos familiares na organização e a presença da comunidade foi bastante expressiva”, explica.
Já para a aluna … a festa ….
Segundo a diretora da Escola Amarelinha …
Curiosidades
A tradição da festa junina foi trazida pelos portugueses na época da colonização do Brasil. Primeiramente o evento foi denominado Joanina. Todavia, nos dias de hoje é chamada de festa Junina. Há quem diz que esse evento tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. A primeira festa junina realizada no Brasil aconteceu no ano de 1603, em comemoração ao dia do santo. As fogueiras servem como cenário para a dança típica, a quadrilha. Os balões também compõem esse panorama, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses.
A cultura brasileira das festas juninas tem uma representatividade tão forte que possibilita a união das pessoas. Entretanto, o conteúdo desses eventos propicia às pessoas a exposição de produtos mais comuns da culinária regional, do folclore e da música, que são os marcos das festas juninas, que variam de região para região.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados típicos são feitos desse alimento.
A equipe de organização do evento agradece às famílias Colégio San Conrado / Escola Amarelinha e à comunidade Sousense pela participação significativa no evento.




