
Os vereadores de Campinas vão votar, em turno único, na sessão desta segunda-feira (13), o projeto que regulamenta o uso de sistema eletrônico para o registro de presença, votação e inscrição de oradores.
O projeto de resolução 15/2018 altera a Resolução nº 842, de 18 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Campinas.
O PL altera o Regimento Interno para que seja possível a regulamentação do uso do painel eletrônico pelos vereadores. O equipamento foi instalado no início de agosto e até o momento está em fase de testes.
Por ele será possível registrar a presença dos vereadores e também acompanhar de forma dinâmica a votação dos projetos, além de transmitir as imagens geradas pela TV Câmara.
O PROJETO
Foram instalados dois telões multimídias que irão registrar e mostrar os votos dos vereadores durante as sessões. Cada telão será composto por nove telas e, durante as reuniões, vão registrar os votos, a presença dos vereadores, a inscrição para os tempos de liderança, o encaminhamento de votos, entre outras ações.
Como são compostos por várias telas, os videowalls cada um tem de medida total cerca de 3m10 x 2 metros podem exibir informações diferentes ao mesmo tempo. Ou seja, durante a votação de um projeto, por exemplo, parte do telão poderá exibir o registro dos votos enquanto outra mostra o texto do PL. Ou, em outra situação, o texto de um projeto de lei pode ser exibido de maneira simultânea à transmissão de um discurso de um parlamentar que está encaminhando o voto.
Os tablets que ficarão nas mesas dos parlamentares também trarão outras possibilidades. Eles serão fixados nas mesas em caixas conhecidas como “´piano box”, que conterão também um identificador de digitais. Para acionar o tablet, o vereador precisará tanto de login e senha quanto colocar a digital no leitor, garantindo assim o uso pessoal e exclusivo.
Ali, além de votar – e registrar solicitações de tempo de bancada o parlamentar poderá, por exemplo, abrir arquivos em PDF com a íntegra de projetos ou mesmo pesquisar nos sistemas da Câmara documentos ou matérias legislativas.




