A partir do dia 3/09 os usuários da saúde mental de Campinas, participantes das oficinas de trabalho do Cândido Ferreira, estarão expondo seus produtos artesanais na Expoflora, na cidade de Holambra, interior de São Paulo. Esta é a primeira vez que as oficinas de geração de renda do Cândido participam da festa com stand de vendas. A expectativa é que haja um aumento da venda dos produtos, o que interferirá diretamente na bolsa-trabalho recebida pelas pessoas que participam das oficinas, enquanto realizam seus tratamentos mentais na instituição.
O stand contará com produtos de todas as oficinas de artesanato, como mosaico, vitral, papel reciclado, marcenaria, serralheria e velas. Para lançamento durante o evento, os usuários desenvolveram duas linhas de produtos novos: as flores de papel artesanal realizada a partir da utilização da fibra de bananeira, que serão apresentadas em forma de porta guardanapos e ramalhetes; e uma nova linha de papel reciclado, denominado de papel semente, obtido por meio da feitura o papel reciclado com a utilização de sementes de hortaliças, flores ou árvores. O papel semente pode ser empregado na realização de cartões de visita, convites de casamento, capas de caderno, brindes, entre outros. O produto visa estimular a consciência ecológica, uma vez que plantado o papel semente, as sementes germinam.
O Cândido Ferreira vem transformando os modos de cuidar em saúde mental no município Serviço desde 1990, com a assinatura de um convênio de co-gestão com a Prefeitura de Municipal Campinas. A instituição tem colocado em prática uma transformação nos modos de tratar a loucura, que abriu mão do uso de métodos agressivos como a camisa-de-força e o eletrochoque, derrubou as grades e portões. Hoje, os tratamentos se baseiam na reinserção social e familiar dos usuários e a instituição tem como eixo terapêutico fundamental a promoção dos Direitos Humanos. Muitas novas formas de cuidar da doença mental tem sido implementadas no serviço, uma dessas formas é a reinserção por meio da geração de renda e trabalho.
A instituição conta com 13 oficinas profissionalizantes que atuam na área de vitral artesanal, vitral plano, velas, mosaico, construção civil e ladrilho hidráulico, parceria, papel reciclado, gráfica, marcenaria, culinária e eventos, nutrição, serralheria e agrícola. Estas oficinas atendem um público aproximado de 290 pessoas, e existe uma fila de espera para abertura de vagas de 80 a 100 pessoas.
SERVIÇO: Usuários das Oficinas de Trabalho do Cândido Ferreira lançam produtos com consciência ecológica na Expoflora 2009.
De 3 a 27 de setembro, às quintas, sextas, sábados e domingos (inclusive o feriado de 7 de setembro), das 9 às 19h.
Expoflora 2009 – Holambra/SP




