Idesc (Instituto de Desenvolvimento de Campinas e Região) e a Associação de Moradores, Empresários e Comerciantes do Entorno da Região da Rodoviária convidam entidades, lideranças, empresários e moradores da região do bairro Botafogo para visita e saudação ao início das obras da passagem de pedestre do Terminal Metropolitano, que fará ligação com as ruas Marechal Deodoro e Dr. Ricardo. O evento tem como objetivo comemorar a vitória da ação popular, que conseguiu com persistência garantir a execução da obra que irá beneficiar milhares de pessoas de Campinas e região. “Este encontro é importante para valorizar esta conquista e fortalecer a união popular para novas lutas”, afirma Flávio Costa, presidente do Idesc.
Desde janeiro deste ano, o Idesc junto com associações, conselhos, mandatos e lideranças de Campinas e região organizamos reuniões, debates públicos, abaixo-assinado com 40 mil assinaturas, visita à Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU), audiências na Câmara Municipal e conseguimos esta vitória: a construção da passagem.
Para quem não lembra, a EMTU se manifestou, por meio da Imprensa, de que não era responsável pela obra, ao contrário do que dizia Emdec. A pressão popular fez a EMTU voltar atrás e realizar a obra que custará R$ 1.518.152,99, de acordo com a placa instalada na avenida Lix da Cunha.
Segundo os técnicos que estiveram em audiências públicas na Câmara, será construída uma passagem de 30 metros de comprimento por 8 de largura. Passam diariamente pelo local, atualmente, cerca de 30 mil pessoas, e, segundo cálculos da EMTU, 17% dos usuários utilizam a passagem. Com a entrada de Sumaré no Terminal, o volume de usuários deve dobrar. A passagem deve ficar pronta até dezembro.




