“Espero que a Tarrafa Literária seja um sucesso. Acredito em eventos como este, que incentivam a leitura e o debate sobre literatura”. A expectativa é de Arnaldo Antunes, músico e poeta, que abriu a Tarrafa Literária – 1° Encontro Internacional de Escritores em Santos (Litoral de São Paulo), na noite da última quinta-feira (03), no Teatro Guarany. Antunes preparou um show inédito de voz e violão, na companhia de Chico Salem, especialmente para o evento que promete ser a ‘Flip’ do Litoral de São Paulo.
Na solenidade de abertura, o clima era de que a Tarrafa Literária, com apoio do Ministério da Cultura, veio para ficar e tornar-se a festa literária do litoral de São Paulo, a exemplo do que a Flip, em Paraty, é para o Rio de Janeiro. Desta sexta-feira (dia 4) até segunda-feira (dia 7), Santos, a 70 quilômetros da Capital, vai receber no feriado da Independência ‘pesos pesados’ da literatura nacional e internacional. A primeira mesa literária já começa nesta sexta-feira, às 16 horas, com o escritor Ruy Castro, autor especialista em biografias, como as de Nelson Rodrigues, Carmen Miranda e Garrincha. Ruy vai falar sobre Os Livros Dentro dos Livros, com a romancista e colunista do Jornal do Brasil, Helo&ia cute;sa Seixas, e terá mediação do jornalista Ricardo Kotsho, repórter do iG e da revista Brasileiros.
Milton Hatoum, André Laurentino, José Roberto Torero, Laurentino Gomes, Zuenir Ventura, Marcia Tiburi, Mona Dorf, Xico Sá e Amyr Klink, além dos internacionais Theo Roos (Alemanha), Matthew Shirts (Estados Unidos) e Tim Winton (Austrália) vão passar nos próximos dias pelo recém-restaurado Teatro Guarany, no Centro Histórico de Santos, a sede da Tarrafa. Os debates entre escritores e profissionais do meio editorial terão como foco a multiplicidade dos gêneros literários e de seus representantes. O homenageado da primeira edição da Tarrafa Literária é Euclides da Cunha, autor de Os Sertões.
O público poderá acompanhar as mesas diárias de debates entre autores e jornalistas. A programação contempla várias faixas etárias, com destaques para o público infantil, que terá contação de histórias e oficinas culturais; e o adulto, com o momento dos autógrafos com os escritores. A entrada para os adultos é um livro usado. Crianças não pagam.
Confira os comentários de escritores participantes da Tarrafa Literária sobre as suas expectativas e a importância do evento
“Em primeiro lugar, gosto muito de Santos, onde morei e estudei na minha juventude. Um festival internacional de literatura vai inserir a cidade no mapa literário do Brasil. Além disso, acho que a Tarrafa Literária vai promover uma série de debates importantes sobre literatura e o fazer literário. Espero que o público participe ativamente desses debates.
O diálogo de autores com leitores estimula a reflexão sobre as obras literárias e os diferentes pontos de vista sobre essas obras. Nesse sentido, o evento é igualmente relevante para escritores e leitores.
Minha intuição é a seguinte: essa Tarrafa veio para ficar…”
Milton Hatoum
escritor, tradutor, professor e vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura e de três Jabuti de Literatura, na categoria melhor romance. Seus livros foram traduzidos para oito países
“Passar 3 a 4 dias falando sobre livros, ideias e leituras é um respiro necessário. É um dos raros momentos em que pomos a cabeça para fora d’água cotidiana e pensamos um pouco, respiramos um ar mais reflexivo e atento. Aumentamos a sensibilidade para a linguagem, nossos medos e sonhos. Normalmente, leitores fazem isto enquanto lêem. Num ato solitário e íntimo. Um evento literário acrescenta a alegria de encontrar amigos, autores e mais gente para dividirmos estas experiências solitárias. É um raro momento coletivo na nossa vida literária.”
André Laurentino
escritor, já produziu para o núcleo de Guel Arraes, da TV Globo, e é colunista do jornal O Estado de S. Paulo
“Eu tento não me carregar de expectativas. Afinal, as expectativas geralmente não obscurecem a realidade? Eu prefiro justamente deixar as coisas acontecerem – algo que aparentemente só alcanço esporadicamente! Mas o poder do “continente Brasil” me deixa otimista.
O evento será muito significativo se os participantes puderem reverter sua experiência em algo significativo em suas próprias vidas.”
Theo Roos
nasceu em 1953 na Alemanha. Jornalista, é também filósofo e músico. Produz documentários para emissoras da televisão alemã, como a 3sat, para qual coordenou a série de comportamento Vitaminas filosóficas. Sucesso de crítica e público, a série foi exibida entre 2003 e 2005.
“Espero que seja uma oportunidade para discutirmos e refletirmos. Espero que o evento vingue e se firme nesse formato novo e muito estimulante.
O contato do escritor com o público que gera reflexão sobre o ato da criação inclusive autoconhecimento que nasce como fruto deste diálogo.”
Lourenço Mutarelli
escritor e dramaturgo, é autor do romance Cheiro do Ralo, que virou filme com o ator Selton Mello no papel principal.
“Pela programação e pela lista de convidados, a primeira Tarrafa Literária já nasce relevante. Acredito que tenha potencial de se firmar entre os principais eventos literários do Brasil. A data escolhida foi muito adequada: o feriadão de 7 de Setembro, que tanto afinidade tem com a cidade de Santos. A expectativa, portanto, é enorme.
O brasileiro, infelizmente, lê pouco. Os principais motivos são o baixo índice de escolaridade e a renda, que nem sempre é suficiente para comprar livros. Mas acho que faltam também eventos como esse, que aproximam os potenciais leitores do mundo dos livros. Portanto, é uma forma de estimular a leitura.
Desde que lancei o “1808”, na Bienal do Rio de Janeiro em setembro de 2007, tenho percorrido o Brasil fazendo palestras e participando de inúmeras feiras e eventos literários. Pude constatar nessas viagens que o eixo da cultura está se deslocando dos grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, para as cidades pequenas e médias do Brasil. Isso é uma excelente novidade. A primeira Tarrafa Literária é a comprovação desse fenômeno. Vida longa à Tarrafa Literária de Santos!”
Laurentino Gomes
em 32 anos de profissão trabalhou como repórter e editor para alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, incluindo o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja. Com o livro “1808” ganhou o Prêmio Jabuti em duas categorias: de melhor livro-reportagem e de Livro do Ano de não ficção. A obra recebeu também o prêmio de Melhor Ensaio, Crítica ou História Literária de 2008 da Academia Brasileira de Letras. O Livro 1808 alcançou a marca de mais de seiscentos mil de exemplares vendidos no Brasil e em Portugal e continua há quase 2 anos na lista dos mais vendidos do país.
“Aproveito a tabelinha entre literatura e futebol, tema da minha participação, para dizer que a Tarrafa surge para ser grande no mundo editorial como o Santos Futebol Clube nos gramados. Fico muito honrado de fazer parte dessa primeira safra.”
Xico Sá
jornalista, escritor, colunista do jornal Folha de S. Paulo, autor de livros e parceiro musical do grupo Mundo Livre S/A.
SERVIÇO
Tarrafa Literária – 1º Encontro Internacional de Escritores em Santos acontece de 3 a 7 de setembro no Teatro Guarany, no Centro Histórico, além do estádio do Santos Futebol Clube. A realização é da Realejo Livros & Edições, com patrocínio da Sabesp, Praticagem e Codesp e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.




