O vereador Luiz Henrique Cirilo, em seu boletim semanal, anunciou que em defesa das melhorias para o trânsito de Sousas, encaminhou ao Prefeito de Campinas um pedido de instalações de Zona Azul nas ruas Coronel Alfredo Augusto do Nascimento e Monsenhor Emílio Jose Salim, localizadas no centro comercial do distrito. Porém a proposta é inviável para moradores e comerciantes, que acreditam que a instalação traria mais problemas do que soluções.
No boletim, Cirilo informou que as vagas no centro têm sido utilizadas durante todo o horário comercial, sem o devido rodízio, impossibilitando paradas rápidas. A solução segundo o vereador seria a implantação de Zona Azul, que nasceu com o objetivo de democratizar a utilização do solo público e facilitar o acesso da população a região central do Município.
Em contrapartida, o vereador Rafa Zimbaldi afirmou que a Zona Azul está longe de ser a solução para o trânsito de Sousas. Zimbaldi manifestou-se contrario a qualquer tipo de cobrança nas ruas, e acredita que o melhor a fazer seria um planejamento.
Miguel Dentini, que possui comércio no centro, acredita que com a implantação de Zona Azul suas vendas cairiam, já que seus concorrentes diretos possuem estacionamento para os clientes, que dariam preferência para outros estabelecimentos em vez de pagar a taxa.
Juan Pedro Pita, também é comerciante na área central de Sousas, e mesmo tendo um movimento maior a noite e aos finais de semana, quando a Zona Azul não funciona, mostrou-se contrário à cobrança. “Vai prejudicar o comércio todo”, afirmou.
Atualmente a Emdec está em fase de visitas técnicas que visam discutir juntamente com o setor público o que melhor a ser feito para o transito de Sousas e Joaquim Egidio. O vereador Rafa Zimbaldi organizou uma reunião para discutir com o setor público o que é melhor a ser feito para o trânsito em Sousas e Joaquim Egídio. Neste trabalho também estão previstas duas vistorias pelos técnicos da EMDEC, que vão avaliar as condições de circulação dos distritos. A primeira será no dia 17 de setembro, às 9h, em Sousas; e a segunda no dia 13, a partir do meio-dia, em Joaquim Egídio, e além dos representantes da Comissão Especial de Estudos da Câmara, poderão participar moradores e comerciantes da região que quiserem levantar idéias.
Até o final de setembro a EMDEC pretende apresentar as propostas viáveis para a melhoria do transito nos distritos.
Segundo a EMDEC, a Zona Azul em Sousas trata-se de uma intervenção que será analisada, mas ainda é prematuro qualquer posicionamento sobre o tema antes da conclusão dos estudos que estão sendo feitos pelos técnicos da empresa.
Carga e descarga
Outro problema no trânsito de Sousas é em relação à carga e descarga, que ocorre diariamente em frente aos estabelecimentos comerciais do centro.
Alexandre Francisco, que transporta mercadorias para toda a região, confirma que na Rua Coronel Alfredo Augusto do Nascimento é sempre muito complicado para estacionar o caminhão. O problema, segundo ele, é a falta de conscientização das pessoas, que deixam carros particulares nas vagas destinadas aos caminhões. Além disso, a via apresenta calçada muito estreita, que fica completamente intransitável nos momentos de carga e descarga de mercadorias.
Cleonildo Mello trabalha em uma farmácia no centro comercial de Sousas e também destaca que a parada rápida reservada para clientes da farmácia quase nunca é respeitada, sendo utilizadas por carros particulares de consumidores diversos.




