A 11ª EDIÇÃO DO FESTIVAL SERÁ REALIZADA EM NATAL NOS DIAS 23 E 24 DE OUTUBRO
MADA já listou na programação oficial também Pitty, Marcelo D2, Ana Cañas, Natiruts, DuSouto, Copacabana Club, Ganheshas, Lenzi Brothers, Sonic Jr, Chico Antronic Embola DUB, MC Priguissa, Fungos Funk, Tricor, entre outros.
Lançado na década de 1990, o disco “Da Lama ao Caos” foi um divisor de águas para a música pop, por ter projetado o movimento Manguebeat para o mundo, trazendo aos ouvidos de toda uma geração a mistura surpreendente da sonoridade do maracatu, e outros ritmos afro-brasileiros, a estilos universais como o funk, o rock e o hip hop. Lançado em 1994 (pela Sony Music) e tendo a frente o músico Chico Science (morto em 1997 em um acidente de carro) e a banda Nação Zumbi, “Da Lama ao Caos” completa 15 anos neste 2009. Para comemorar, a banda Nação Zumbi anuncia o show “Da Lama ao Caos Faixa a Faixa” ao vivo, em Natal-RN, na edição do Festival MADA – Música Alimento da Alma, que acontece dias 23 e 24 na Arena do Imirá. O show da Nação Zumbi será dia 24 e contará com a participação de outro artista fundamental para o movimento manguebeat: O cantor e compositor pernambucano Otto.
“Da Lama ao Caos” é um álbum representativo não apenas por ser o primeiro gravado pelo grupo, mas por ser o primeiro disco de uma banda da Cena Mangue. A partir dele os mangueboys celebraram a fertilidade dos mangues, retiraram dali o sumo da diversidade e criaram uma cena ”tão rica e diversificada quanto os manguezais”.
Neste rufar de tambores, a Nação Zumbi abre sua participação com a música ‘Banditismo por uma questão de classe’, composta por Chico Science, com a interpretação é de Jorge Du Peixe que ousa no tom de voz. Do álbum de estréia, é destacada a canção ‘Rios, pontes & overdrives’, uma composição que conta com dois expoentes da década de 90, Chico Science e Fred 04, como autores. Em muitas das canções que serão apresentadas no show da Nação, divide o palco um nome que marcou presença no início do Movimento Mangue, o músico Otto.
Outras canções apresentadas nesta celebração são ‘Praieira’, que remete a uma mistura energética; ‘Samba Makossa’, música popularizada na versão de Marcelo D2; ‘Salustiano Song’, canção que atingiu o grande público; ´Da Lama ao Caos, cuja mistura com o Sepultura em `Chaos AD´ganhou notoriedade, seguidas por todas as outras que fazem parte desse disco, mostrando sua importância no cenário da música.
Além da Nação e de Otto, o MADA já listou na programação oficial Pitty, Marcelo D2, Ana Cañas, Natiruts, DuSouto, Copacabana Club, Ganheshas, Lenzi Brothers, Nublado, Chico Antronic Embola DUB, Sonic Jr, Calístoga, Carcará na Viagem, MC Priguissa, Fungos Funk, Tricor, entre outros. Na tela eletrônica, serão três grupos de eletrorock e mais 11 djs.