Neste domingo, dia 10, aconteceu a 17ª edição da Maratona da Disney, em Orlando na Florida. Bastos literalmente entrou para a história da prova como o maior vencedor da Maratona da Disney com 7 vitorias, sendo seis consecutivas e agora faltando apenas 3 para atingir sua meta de 10 vitórias.
Neste ano a largada aconteceu mais cedo do que os anos anteriores, as 5:40hs da manha, ainda noite em Orlando e de quebra neste ano com um frio de 4 graus negativos, dando a sensação térmica para quem estava correndo de 12 graus negativos. Ao contrario dos outros anos em que Bastos já começou a liderar sozinho logo na primeira milha, neste ano o atleta teve a pressão e companhia de mais três atletas no grupo lider, um brasilerio e dois americanos, e que deram trabalho ate a altura da milha 18 (km 28,8). Correram todos juntos ate a milha 11, sempre com Bastos logo atrás na quarta colocação tentando acompanhar o grupo. A partir da milha 11 o americano Jay Lumpkins disparou na frente abrindo uma vantagem de mais de 200m sobre os demais, inclusive sobre Adriano.
A partir da milha 16 Bastos apertou o ritmo a fim de diminuir a diferença e com isso deixou o segundo americano para trás, trazendo um pouco mais atrás o brasileiro Fredison Costa que tentava acompanhá-lo. Na milha 18 Adriano ultrapassou o americano que liderava e assumiu a liderança por pouco tempo, pois logo em seguida, na milha 19, foi ultrapassado por Fredison que ficou puxando o ritmo ate a milha 22. Neste momento Bastos novamente apertou o ritmo para assumir a liderança definitivamente e a partir dai passou a ampliar cada vez mais sua vantagem finalizando a prova com uma vantagem de 33 segundos sobre Fredison. Devido as condições climática e dificuldades, os tempos deste ano acabaram sendo mais altos e Bastos cruzou a linha de chegada com 2h22min.08seg., seu tempo mais alto ate o momento dentre todas a edições da Disney disputadas.
“Hoje foi uma prova diferente do que estou acostumado, pela primeira vez sofri a pressão de atletas ao meu lado aqui na Disney e isso justo num dia também em que a temperatura não ajudou em nada, estava um frio absurdo durante toda a prova, o maior dentre todas as edições desta prova, com isso corri o tempo todo travado com a sensação de musculatura rígida e dolorida, ou seja, uma prova literalmente difícil. Devido ao frio e o corpo mais travado o tempo também acabou sendo bem mais alto que o normal. Passei a liderar a prova de verdade e sozinho somente a partir da milha 22, pois até a milha 18 teve um americano na liderança uns 30 segundos na nossa frente, tendo fugido do grupo na milha 11 e quando passei ele na milha 18 apos apertar o ritmo na milha 16, logo em seguida o Fredison encostou em mim novamente e fomos juntos ate a milha 22. A partir dai senti que ele começou a perder ritmo e eu acelerei forte para deixá-lo para trás de vez, deu certo e rapidamente abri um boa vantagem sobre ele e depois apenas controlei o ritmo.”, relatou Bastos.
Adriano cruzou a linha de chegada ovacionado pelo publico presente como nunca se viu, o atleta segurava em uma das mãos a bandeira do Brasil e na outra uma bandeira americana que levou o publico a delírio. “Foi uma vitoria sofrida, mas estou muito feliz com este resultado, não tem explicação o que se sente vencendo a mesma prova pela sétima vez, ainda mais aqui que e pura diversão. Tirei um peso das costas, pois sei que correspondi as expectativas de todos que estão aqui comigo e de todos que ficaram na torcida no Brasil e que cada vez mais esperam que eu vença novamente.”, contou Bastos.
Para Adriano, agora vem o seu verdadeiro e merecido descanso, o atleta ficara mais uma semana inteira com sua esposa em Orlando apenas curtindo os parques. Este é o único período do ano em que o atleta fica uma semana inteira sem treinar absolutamente nada, sua única atividade será andar nos parques.
Resultados:
Masculino
1 – Adriano Bastos – 2h22min.08seg. (Brasil)
2 – Fredison Carneiro Costa – 2h22min.41seg. (Brasil)
3 – Jay Lumpkins – 2h24min.24seg. (EUA)
Feminino
1 – Lisa Mizutani – 2h51min.20seg. (Japao)
2 – Christa Benton – 2h56min.43seg. (EUA)
3 – Elena Linn – 2h58min.43seg. (EUA)




