www.jornalocal.com.br / Cultura / Festival Internacional de Performances e Intervenções

Festival Internacional de Performances e Intervenções

A segunda edição do Atos em Ações
A segunda edição do Atos em Ações

A segunda edição do Atos em Ações – Festival Internacional de Performances e Intervenções traz para as cidades de Campinas, Limeira e Rio Claro, entre os dias 22 e 29 de junho, mais de 40 artistas de seis países:  Brasil (Limeira, Salvador, Campinas, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Rio Claro), Argentina, México, Chile, Colômbia, Uruguai e Canadá. O evento será realizado pela Oficina Cultural Carlos Gomes, de Limeira, espaço da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela organização social Poiesis.
A curadoria geral é da artista plástica Cecilia Stelini, de Campinas. Entre os destaques, vários artistas que farão ações diferenciadas, principalmente apresentações e oficinas. Tales Frey mostrará a performance-ação: Vende-se: aceita-se cartão de débito! Durante a apresentação, ele carregará sobre o seu corpo uma placa com a legenda “Vende-se”, mas não se coloca à venda. Ele cobra para tirar a roupa, mas não é um stripper. Não é prostituição, é estratégia por falta de um imóvel para negócios. O colombiano Milton Afanador Alvarado dará o workshop e exercício performático A arte é arte, todo o resto é todo o resto.
Tânia Alice dará o workshop “A Performance Como Experiência de Si”, voltada para estudantes da área e artistas a partir de 18 anos interessados em participar de uma experiência performática coletiva em espaço público.

ATOS EM AÇÕES 2 – FESTIVAL INTERNACIONAL DE PERFORMANCES E INTERVENÇÕES

Realização: Oficina Cultural Carlos Gomes
AT|AL|609 – Lugar de Investigações Artísticas (Campinas)
A Oficina Cultural Carlos Gomes, unidade do Projeto Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura convida para a segunda edição do Atos em Ações – Festival Internacional de Performances e Intervenções, que traz mais de 40 artistas do Brasil (Limeira, Salvador, Campinas, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Rio Claro), Argentina, México, Chile, Colômbia, Uruguai e Canadá.
A proposta principal do projeto é deslocar a produção da arte performática dos grandes centros para outras cidades, permitir o intercâmbio entre artistas brasileiros e internacionais e promover a formação de novos públicos, estimulando-os a entrar no território das ações e refletir sobre as ideias do pensamento artístico contemporâneo.

Período: 22 a 29 de junho
Campinas
AT|AL|609 – Lugar de Investigações Artísticas: Rua Antônio Lapa, 609 – Cambuí
Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Cambuí (Centro de Convivência Cultural de Campinas)

Programação:
Dia 22 – segunda-feira
11h às 15h
Performances na praça
Artistas: Ruth Vigueras Bravo, Nelda Ramos e Fausto Gracia
Local: Campinas / Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Cambuí (Centro de Convivência Cultural de Campinas)
18h
Abertura oficial do Festival Atos Em Ações 2
Performances: Gabriel Montero, Oscar Gavilan Ortiz, Fernando Ribeiro, Augusto Meneghin, Nicolas Spinosa e Cecilia Stelini
Local: Campinas / AT|AL|609

Dia 23 – terça-feira
20h
Mesa-redonda: Os rumos da performance na atualidade
Debatedores: Gabriela Alonso, Nicolas Spinosa, Cesar Forero, Rose Boaretto, Fausto Gracia, Gilio Mialichi, Marcos FMNO, Lea Moraes, Luana Veiga, Thaise Nardim, Del Pilar Sallum, Caio Lion, Marcelo Gandhi
Mediação: Cecilia Stelini
Local: Campinas / AT|AL|609
Discussão sobre as questões recentemente levantadas a respeito da performance enquanto Arte de Ação. Situada anteriormente fora do contexto de uma prática institucionalizada, a performance, hoje, está nas agendas de várias instituições; antes considerada vanguarda e contestatória, atualmente se insere no mercado.

Dia 24 – quarta-feira
10h às 14h
Performances na praça
Artistas: Tzitzi Barrantes, David Ortiz e Neryth Yamile Manrique Mendoza
Local: Campinas Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Cambuí (Centro de Convivência Cultural de Campinas)

Dia 29 – segunda-feira
12h30
Performances
Artistas: Lucio Agra e Grasiele Sousa,Tania Alice
Local: Campinas / AT|AL|609

15h
Performance na praça
Artistas: Recy Freire
Local: Campinas / Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Cambuí (Centro de Convivência Cultural de Campinas)

18h
Encerramento
Artistas: Rodrigo Munhoz (Amor Experimental), Grupo FACIUS (Natália Ivanov, Vitor Nascimento, Ícaro Gaya), Mariana Picart Motuzas, Noel Langone, Leonardo Thim e Karlene Branca
Local: Campinas / AT|AL|609

Sobre Jornal Local

Veja também

Castro Mendes tem live Especial Rock Anos 80 Nacional em prol do Boldrini

Com 36 músicos, a Orquestra Rock é formada, em sua maioria, por músicos que integram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *