No próximo sábado, o bloco Unidos do Candinho chega à sua 19ª edição. O desfile acontece nas ruas de Sousas. A concentração começa às 13h, no Cândido Ferreira, e a saída para a praça Beira Rio está marcada para às 15h. Ao todo, o bloco espera reunir cerca de 600 pessoas, entre trabalhadores, usuários, familiares e a comunidade em geral. O Unidos do Candinho é um bloco carnavalesco aberto à participação de todos e gratuito.
Este ano, o Unidos do Candinho homenageia o distrito de Sousas. O samba enredo foi composto em parceria por Josué Monteiro, Régis Moreira e José Siqueira. A gravação de “Sou de Sousas” foi realizada pelo Coletivo da Música, projeto que desenvolve atividades musicais na Rede de Saúde Mental de Campinas. A arte das camisetas do Bloco foi criada pelo artista plástico Chico Forti.
Uma novidade para o desfile deste ano é a grande quantidade de fantasias que foram doadas ao longo do ano por escolas de samba e diversos foliões de Campinas e região. São cerca de 150 fantasias que serão usadas pelos participantes do Bloco, colorindo as ruas de Sousas. Para que fossem feitos os últimos ajustes das indumentárias, o Ponto de Cultura Maluco Beleza se transformou em um verdadeiro ateliê, contando com uma costureira diariamente.
Outra novidade é a parceria da bateria do Candinho com o bloco Ô di Casa, composto por integrantes do grupo de samba Casa Caiada. Os ritmistas do Candinho estão sendo comandados pelo percussionista Bruno Sotil, um dos organizadores do Ô di Casa. Os ensaios do bloco aconteceram todas as segundas-feiras de janeiro, na Estação Cultura. No dia do desfile, as duas baterias tocarão juntas, prometendo um som potente, animado e cheio de suingue para o bloco.
O carnaval, maior festa popular do país, estimula a convivência por meio da alegria e do samba. Uma das formas de cuidados da saúde mental dos usuários da rede municipal de saúde mental e de toda a sociedade.
SOU DE SOUSAS
Letra: Josué Monteiro e Regis Moreira
Música: José Siqueira
Pegue o bonde da alegria
Vamos juntos na avenida
Mostrar o que Sousas tem
Tem clima frio, tem
Coração quente
É “tutti buona gente”
Quem aqui chegou
E a natureza que a todos encantou
Altos montes de rara beleza
Rio Atibaia, nosso barco a navegar
Vida noturna, cafezais em flor
E maritacas que não param de cantar
Sou do samba,
Sou Candinho
Tomás Alves
E Sant’Ana
Sou da festa
Sou da paz
Sou de Sousas de belezas ancestrais