Vidrados em futebol e apaixonados por inserir crianças e jovens no mundo do esporte, Eduardo Prodócimo, e Antonio Rodrigues dos Santos, o seu Pimenta, levam o nome da praça do novo complexo esportivo de Sousas e do campo de futebol da área, respectivamente. As homenagens ocorreram no sábado (5), durante a inauguração do local, no Jardim Conceição. A solenidade contou com a presença do prefeito Jonas Donizette (PSB) e demais autoridades.
Filho de Eduardo, Sérgio Prodócimo, de 57 anos, destacou a trajetória do pai em prol do esporte e classificou o pai como incentivador das categorias de base em Sousas por mais de dez anos.
“Ele era taxista. Casado com a filha da família Bertoloto, e transportava crianças pra cima e pra baixo pra jogar futebol. Sempre acompanhou e incentivou a categoria dente de leite. Ele fez esse trabalho até a gente crescer. Ajudava muito a criançada e gostavam muito dele. Sempre teve muito respeito”, lembrou Sérgio após o pai levar o nome da praça do complexo esportivo. Seu Eduardo faleceu há 27 anos.
Irmão de seu Pimenta, Donizete Rodrigues dos Santos, 48, relatou que o ícone do Jardim Conceição, organizava campeonatos e chegou a tirar do próprio bolso para reformar o campo do bairro diante do abandono que amargava o local.
“Ele era um líder do bairro. Com recursos próprios ele reformou o campo, comprava bolas, uniformes e fazia campeonatos. Após a morte dele, há uns 18 anos, o campo voltou a ficar abandonado”, comentou Donizete. “Meu irmão chegou a Sousas pequeno, veio de Maceió com meus pais. Era administrador da Fazenda Sant’Ana, se mudou para o Conceição e se dedicou ao esporte até o falecimento”, frisou.
Além de campo de grama, o complexo dispõe de campos de areia e malha, vestiários, parque infantil e academia ao ar livre para a terceira idade.
De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Osvaldo Thadeu Maia Matthes, há programação para a construção de uma pista de skate no local, que estava abandonado e era ponto de venda de drogas.
O secretário municipal de serviços públicos, Ernesto Paulela, ressaltou a importância de recuperar as áreas degradadas. “As áreas degradadas, a exemplo do local onde foi urbanizada a praça Eduardo Prodócimo, só trazem problemas para a comunidade, por isso, existe a determinação de resgatar esses espaços garantindo 100% de utilização saudável”, disse.
A expectativa da Prefeitura de Campinas é que, até o final de 2016, 200 praças tenham sido reformadas – praticamente um espaço recuperado por semana.