Com 96 votos de diferença, o urbanista Ari Fernandes venceu o vereador Josias Lech e conquistou a presidência do PT em Campinas para os próximos três anos. Ao todo, Ari recebeu 784 votos contra 688 de Josias, sendo que os votos nulos somaram 17 e os votos em branco apenas 1. A eleição aconteceu no domingo dia 06/12 às 8h em um prédio ao lado da sede dos Trabalhadores na Construção Civil.
Para Ari Fernandes, o principal desafio nessa nova fase do PT em Campinas é regatar a identidade do partido através da unidade partidária, que foi destruída após a morte do prefeito Toninho em 2001. Isso porque existem diferentes grupos integrando o PT, assim como os conservadores apoiados por Ari e a nova formação de Josias Lech.
Entre os objetivos para os próximos três anos, o recém eleito presidente do PT destaca os esforços para a candidatura do partido nas eleições presidenciais, a continuidade de apoio ao governo Hélio, além de emplacar candidaturas tanto na Assembléia Legislativa de São Paulo quanto na Câmara dos Deputados, em Brasília.