O ciclo de seminários \”Comércio Eletrônico para a Micro, Pequena e Média Empresa\”, realizado pelos Correios e pela Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), se prepara para sua segunda edição em Campinas. As palestras serão realizadas por representantes de Correios e Camara-e.net, além dos parceiros BuscaPé e Visanet.
A iniciativa tem como objetivo levar a empresários de todo o país uma visão estratégica sobre a importância dos negócios eletrônicos para o fortalecimento dos processos de gestão e dos negócios da pequena empresa. Nesse seminário também será apresentado o conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pelos Correios nas áreas de comércio eletrônico, logística, exportação e micro crédito.
Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net, ressalta que “apenas 47% das pequenas e média empresas formais encontram-se informatizadas, segundo pesquisa do SEBRAE. Hoje, a cada dez empresas abertas no país, sete são fechadas antes de completar três anos. Isto acontece por que muitas pequenas empresas, que são a base de qualquer economia, ainda não sabem como informatizar seus processos e tornar as operações mais baratas. O ciclo de seminários vem em boa hora para ajudar essas empresas”.
Além desta série de seminários, os Correios têm disponibilizado diversos recursos para as empresas oferecendo ao setor condições de acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, especialmente à Internet.
Antonio de Paula Braquehais, chefe do departamento de negócios e operações na Internet, reforça a importância dos Correios no papel da inclusão das pequenas empresas dizendo que “com sua presença em todos os municípios do Brasil, sua operação logística em âmbito nacional e internacional e a infra-estrutura tecnológica e comercial, os Correios, em conjunto com seus parceiros, colocam uma solução completa de comércio eletrônico à disposição das pequenas empresas e este ciclo de seminários é uma forma de levar esta solução para um maior número de empresas possível”.
Camara-e.net
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, fundada em 07 de maio de 2001, é a principal entidade multi-setorial da Economia Digital no Brasil e América Latina, voltada ao comércio eletrônico como fator estratégico de desenvolvimento econômico na era do conhecimento.
Entre as principais prioridades da Camara-e.net estão o incentivo à adoção de tecnologias de informação e comunicação pelas micro, pequena e média empresas, objetivando aumento de produtividade, a Nova Política Industrial e Política Nacional de TICs e Comércio Eletrônico, ampliação da capacidade produtiva da indústria de informática brasileira, crescimento do varejo on-line, Políticas anti-Fraudes e anti-SPAM