Este espetáculo da natureza, considerado uma das maravilhas do mundo, teve origem há uns 200 mil anos no lugar que hoje conhecemos como “ Marco das Três Fronteiras”, onde confluem o rio Iguaçu e o Paraná.
Uma falha geológica produzida no leito do rio Paraná fez com que a desembocadura do rio Iguaçu ficasse convertida numa abrupta cascata de 80 metros de altura.
Daquele ponto, onde se originaram as Cataratas, até onde hoje em dia se encontra a Garganta do Diabo existem 23 quilômetros de distância, devido ao retrocesso lento erosivo, mais contínuo na posição das Cataratas.
Esta grande cascata original transformou-se em dois grandes arcos sinuosos de 2700 metros de extensão. Sendo o salto mais imponente do conjunto, a Garganta do Diabo, de 80 metros de altura, se encontra no curso principal do rio. Segundo o rio, possua mais ou menos volume de água se podem admirar entre 160 e 260 saltos, que aproximadamente seriam uns 1500 metros cúbicos de água por segundo.
A violência da queda produz uma névoa permanente, na qual os raios solares conformam múltiplos arco-íris de insuperável beleza.
Uma experiência memorável
Data: