A cada quatro anos, a Elektro passa por um processo chamado Revisão Tarifária. Esse é o momento em que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para estabelecer a nova tarifa, negocia com a empresa os custos operacionais referenciais e os percentuais de remuneração dos ativos elétricos.
Esse é um processo que teve início em agosto do ano passado e vai ser encerrado no fim de agosto deste ano, quando será divulgada a tarifa definitiva da Elektro que estará vigente a partir de 27 de agosto.
No último dia 28 de junho, a Aneel divulgou uma nota técnica para que seja apreciada pela população. Neste documento foram apresentados os cálculos que podem levar a tarifa da Elektro a ser reduzida em 15,17%. Essa redução resulta, principalmente, da diminuição de encargos e de percentuais de remuneração dos ativos.
Vale ressaltar que esse é um valor ainda preliminar porque haverá uma discussão sobre ele em audiência pública a ser realizada na cidade de Rio Claro, no dia 26 de julho. A partir desta data, a Elektro ainda manterá a negociação com a Aneel sobre o valor definitivo de revisão, que será encerrado somente em 27 de agosto.