25.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Brasil fica em terceiro lugar nos 3º Jogos Mundiais de Cegos

Data:

Evento patrocinado pela Nossa Caixa termina oficialmente amanhã.

Rússia foi a campeã da competição

Os 3º Jogos Mundiais de Cegos terminam oficialmente amanhã, 8 de agosto, com a partida das delegações que participaram do evento. O Brasil teve sua melhor participação na história dos jogos e ficou em terceiro lugar no ranking classificatório por medalhas de ouro – conquistou 17 ouros, 22 pratas e 19 bronzes. A grande campeã da competição foi a Rússia, que conquistou 28 medalhas de ouro, 15 de prata e 11 de bronze. Em segundo lugar ficou a Bielorússia, com 18 ouros e 38 medalhas no total. Os jogos aconteceram em São Paulo e São Caetano do Sul. O Banco Nossa Caixa foi o patrocinador do evento.

Com 58 pódios, o Brasil foi o segundo país que mais ganhou medalhas, atrás apenas da Espanha (quarta colocada no ranking, com 62 medalhas no total – sendo 16 de ouro). Os atletas brasileiros conquistaram ouro no atletismo, judô, natação e futebol. O Brasil conquistou ainda 18 vagas para as Paraolimpíadas de Pequim em 2008, na China, nas modalidades de judô e goalball.

A melhor atuação do Brasil aconteceu no atletismo. Foram 17 medalhas, 12 delas de ouro e seis recordes mundiais. Os atletas Terezinha Guilhermino e Lucas Prado venceram as provas de 100, 200 e 400 metros e são hoje os velocistas cegos mais rápidos do mundo. No atletismo não havia disputa de vagas direta para as Paraolimpíadas. Os atletas somaram pontos para o ranking mundial classificatório para essa competição.

Os 3º Jogos Mundiais para Cegos foi o maior evento esportivo do ano realizado no estado de São Paulo e a maior competição do mundo direcionada exclusivamente a cegos e portadores de baixa visão. Participaram dos jogos cerca de 1600 atletas de 63 países. A competição foi criada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA – do inglês International Blind Sports Federation). A primeira edição aconteceu em 1998 na Espanha. A segunda foi realizada em 2003, no Canadá. O objetivo é divulgar o esporte e promover a integração de atletas deficientes visuais do mundo inteiro. Neste ano, o evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Desportos para Cegos (CBDC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Campeonato de Futebol Amador Série Ouro A terá 4ª Rodada neste domingo, dia 22

Domingo, 22 de setembro, tem a 4ª rodada da...

Botafogo e São Paulo começam a disputar vaga na semi da Libertadores

Botafogo e São Paulo começam a decidir quem avança...

Rayane Soares ganha ouro e bate o recorde mundial nos 400m

A corredora maranhense Rayane Soares, 27, se tornou campeã paralímpica...

Brasil tem mais 5 pódios. Rosi ganha 1º bronze do judô. Carol se despede com 5 medalhas

O torcedor brasileiro ficou mal acostumado nos últimos dias....
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363