Programação:
19h00 A Cantora Laine Carvalho vai musicas de filmes que passaram no Cine Paradiso, entre elas: Temas dos filmes: Cinema Paradiso, Joana Francesa, Central do Brasil, Pink Floyd – The Wall entre outras . A Cantora terá o acompanhamento do guitarrista Ricardo Saragioto.
19h40 – Exibição do Curta Metragem; “CINE PARADISO: UM EXEMPLO DE RESISTÊNCIA CULTURAL” produzido pelas alunas da UNIP – Damas em Foco
A cantora paulista Laine Carvalho é de uma cidade pequena , Santa Fé do Sul , situada a beira-rio , o grande rio Paraná, que divide os estados de São Paulo , Mato Grosso , Minas Gerais . Filha de trompetista , viveu essa realidade meio pelo avesso, cidades do interior propiciam o regionalismo , o gosto pelas coisas da terra , inclusive com interferências de três estados muito próximos . Desde a infância esteve envolvida com a música , vencendo os festivais da região , cantando nos corais mirins da cidade …etc
Sua voz sempre foi instrumento afinado para várias tendências e rítmos.
Seu repertório abrange um grande universo do nosso panorama musical, não se restringe apenas à compositores consagrados, sua voz passeia com liberdade por grandes composições de nomes que não fazem parte da mídia nacional, mas são representantes de um movimento que busca resgatar a boa música e distingui-la da outra , a comercial. Esses ilustres desconhecidos estão espalhados por todo país , e tem a intérprete para mostrar o que tem de melhor no circuito alternativo .
Formada em Letras pela Unesp , São José do Rio Preto , a cantora assumiu a música como profissão, dando início à sua trajetória em 82 , paralelamente à faculdade .
Mudou-se para Campinas em 92 , onde foi recebida como filha .
Conquistou platéias de toda a cidade e região .
Com participação em vários projetos culturais , entre eles, CD Barnaldo Lucrécia em São Paulo , onde se apresentou durante oito anos, nos projetos culturais da cidade esteve nas duas edições do Encanta Campinas , no Teatro CCC,
abertura do Dia Internacional do Teatro realizado pelo Sesc , no CCC , acompanhada do baixista Tibô Delor , Alexis Bitencout , interpretando canções que foram trilhas de espetáculos ,
homenagem ao centenário da escritora Cecília Meirelles , acompanhada pelo baixista Gilbeto de Sillos , baterista Ramon Montanher , guitarrista Ricardo Saragioto .
Entre muitos outros projetos realizados pela secretariade cultura , nos últimos estão :
– homenagem a Dorival Caymmi , Noel Rosa , Guinga , realizados no Largo do Rosário , Estação Cultura , teatro CCC, entre outros , acompanhada pelos músicos Marcos Souza , Elder Samara , Fábio Bergamine , Ricardo Saragioto , Fávio Corilow,
Também com apresentações feitas nos Secs Pompéia , Belenzinho , Vila Mariana , Santo André , Itaquera , entre os Secs da região .
No restaurante Vila de São Paulo , em Holambra , acompanhada do guitarrista Ricardo Saragioto , apresentou antecedendo osshows artistas Jhonny Alf , Tito Madi , Alaíde Costa.
Seu primeiro Cd , Eu no meu canto , conta com arranjos e direção musical do guitarrista Bruno mangueira , com participação do guitarrista Natan Marques , Ricardo Saragioto, dos bateristas Ramon Montanher , Pepa Dellia , Betinho Alencar.. magrão , percussão ,… Guilherme Ribeiro , sanfona , …pianos Sidney Ferraz , Albano Salles ,… trompete Rubinho Antunes , trombone , Lucimar Peres…..baixo acústico Marcos Souza , …baixo elétrico Dico Amorim…. violão sete cordas Alessandro Penesi ,…clarinete ,.Anderson Alves ,…violinos , Roberta Arruda .
O repertório inclui composicões de Fló Machado , Antônio Nóbrega, Natan Marques , Simone Guimarães , Rubens Siqueira , entre outros .
Apresentação do guitarrista Ricardo Saragioto
Nascido em São Paulo, em 1979, Relações Públicas formado pela PUC-Campinas, iniciou os estudos de música há dez anos, com o Prof. Aléxis Bitencourt, com quem trabalha até hoje.
Em 2003 participou como aluno, do XXVI Curso Internacional de Verão em Brasília nos seguintes cursos: Curso de guitarra com os Profs. Lula Galvão, Nelson Faria e Genil de Castro. Harmonia intensiva com o Prof.Ian Guest. Prática de Big Band com o maestro Manoel Carvalho. Participou das apresentações da Big Band do curso no Teatro Nacional de Brasília, no Teatro de Taguatinga e no Teatro da Escola de Música de Brasília.
Iniciou sua trajetória profissional em 1999 acompanhando a cantora Laine Carvalho, com quem atua até hoje.Participou de vários projetos culturais acompanhando a cantora em casas de boa música e teatros, de São Paulo, Campinas e Região.
Atuou nos Projetos Culturais da Prefeitura de Campinas no Centro de Convivência (20 & 20), na Estação Cultura (homenagem a Dorival Caymmi), na Praça Arautos da Paz, no Largo do Rosário (Seresta), no Teatro de Arena do CCC de Campinas (Festa da passagem da Tocha Pan-americana).
Ainda em Campinas, apresentou-se no SESC, com show em homenagem a Cecilia Meireles, com repertório exclusivo de cantores da época, na Estação Santa Fé apresentou shows com músicas dos compositores Dorival Caymmy , Guinga e Noel Rosa.
Em São Paulo, apresentou-se nos SESCs Vila Mariana, Belenzinho, Pompéia,além de Santo André, e na casa de música Barnaldo Lucrecia.
Em todos os shows de São Paulo e Campinas, Ricardo foi o responsável pela direção musical e pelos arranjos. Nestas oportunidades, sempre acompanhando a cantora Laine Carvalho, tocou com os músicos: Flavio Corilow (saxofone), Elder Samara (bateria) e Marcos Souza (baixo acústico).
Em Holambra, no restaurante Vila de São Paulo, liderou o “Segundas de Jazz” instrumental, para o qual convidou o saxofonista Flávio Corilow, o baterista Betinho Alencar e o baixista Danilo, para a formação do quarteto. No mesmo local, se apresentou com a cantora Laine Carvalho na abertura dos shows de Tito Madi, Alaíde Costa e Johnny Alf.
Participou em algumas faixas do CD de Laine Carvalho (Eu no meu Canto) juntamente com os instrumentistas Marcos Souza, Albano Sales, Magrão, Bruno Mangueira, Ramon Montanher, Dico Amorim, Guilherme Ribeiro e Pepa Dellia. Gravou também para o CD instrumental do Grupo Catambá, do pianista Marco Ferrari e para o CD de músicas infantis da cantora Tatiana Rocha.
Como professor, realizou uma oficina de guitarra e violão no SESC Campinas, dá aulas numa Escola de Música e tem alunos particulares iniciantes, adiantados e profissionais que querem se aprofundar no estudo de violão e guitarra.