A índia Cecília da Silva Brito, 54 anos, pertencente a tribo dos Cubeu, já está em fase de recuperação da cirurgia de recapeamento do quadril, realizada na última sexta-feira, dia 9 de maio, na cidade de Campinas. Depois de receber alta, ela já iniciou um trabalho de fisioterapia no Instituto Affonso Ferreira. A previsão é que dentro de duas semanas ela volte para comunidade indígena de Vila Nova do Xié, localizada na região de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas.
A técnica de recapeamento do quadril, considerada uma das maiores novidades na área ortopédica para o tratamento da artrose do quadril, foi aplicada sem nenhum custo para a paciente, já que ela foi trazida pelos Expedicionários da Saúde, que realizaram mais uma expedição pela região de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas. “Ela já está andando normalmente, sem dor e sua recuperação está sendo excelente”, comemora Ricardo Affonso Ferreira, um dos idealizadores do Programa Operando na Amazônia dos Expedicionários da Saúde.
Essa foi a nona expedição realizada pelos médicos que já beneficiaram cerca de 16 mil pessoas das regiões de Iauaretê, Pari Cachoeira, Tunuí Cachoeira e Vila Nova do Xié, no Alto do Rio Negro, quase na fronteira com a Colômbia. “Nesta expedição, realizamos mais de 1000 cirurgias, mas como o caso da Cecília era mais complicado, resolvemos trazê-la para o tratamento em Campinas. Apesar de ser uma técnica nova e moderna, estamos realizando com freqüência a cirurgia de recapeamento do quadril em Campinas e pudemos proporcionar a oportunidade para ela voltar a ter uma vida normal na comunidade”, diz Ricardo