No mês de junho comemoramos as festas juninas. Ela festeja a existência de quatro importantes figuras católicas: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal.
Os devotos de Santo Antônio se aproveitam desta data para fazer as mais diversas simpatias. A mais conhecida é a simpatia para conseguir casamento. Moças solteiras colocam uma imagem de Santo Antônio, o santo casamenteiro, de cabeça para baixo dentro de um copo d água, atrás da porta ou enterrado embaixo da terra até o pescoço. A imagem fica nesta situação até a graça ser atendida, ou seja, o casamento se realizar. Em alguns casos, como as moças ainda não conhecem seus pretendentes, a situação pode se prolongar.
Amarrar uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio pode ajudar as solteiras a arrumarem namorado. A imagem ainda deve permanecer pendurada de cabeça para baixo sob a cama. Basta fazer o pedido, rezar e ter fé. Quando a pessoa amada for conquistada, a imagem poderá ser virada de cabeça para cima.
Para saber o nome do seu futuro marido, escreva vários nomes em diversos pedaços de papel. Lembre-se de deixar um pedaço de papel em branco ainda. Este indicará que você ainda não conheceu o seu pretendente. À meia noite dia 12, coloque todos os papéis em um prato com água. No dia seguinte, o papel que estiver mais aberto indicará o nome do seu futuro marido.
No dia 13, é comum ir à igreja para receber o “pãozinho de Santo Antônio”, que é dado gratuitamente pelos frades. Em troca, os fiéis costumam deixar ofertas. O pão, que é bento, deve ser deixado junto aos demais mantimentos para que estes não faltem jamais.
O relacionamento entre os devotos e seus santos é muito íntimo e pessoal. Alguns acreditam, outros dizem ser uma bobagem. O importante é não se deixar levar pela promessa e esquecer que devemos ir atrás do que mais desejamos.
Por Luiza Chelegon Cúrcio