30.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Projeto Ondas ganha novas pranchas

Data:

Há dois anos, a ONG Projeto Ondas, Surf & Cidadania, fundada pelo surfista profissional Jojó de Olivença, oferece a oportunidade de crianças menos favorecidas construírem um futuro melhor por meio do surf. Na praia da Enseada, em Guarujá (SP), os jovens têm aulas gratuitas de cidadania, meio-ambiente, saúde, primeiros socorros e ainda aprendem a surfar. Para proporcionar uma estrutura mais completa, o projeto passou a contar com pranchas novas, que oferecem mais praticidade e segurança aos alunos.

As pranchas foram compradas a preço de custo por um amigo surfista da ONG, que tem residência no Guarujá, e decidiu fazer as doações voluntariamente. No total, foram recebidas 11 pranchas de tamanhos variados, entre longboards, evolution e funboards, produzidas em Porto Alegre (RS), por uma das parceiras do projeto, a empresa Pipeline Softboards.

“Com a variedade de tamanhos e modelos, temos condições de oferecer aos alunos uma passagem segura aos níveis de surf mais aprimorados. Além disso, o resultado das aulas é ainda melhor, já que o número de pranchas está maior e os alunos não precisam esperar muito pela vez de surfar”, ressalta Jojó de Olivença.

Semanalmente, são atendidas aproximadamente 50 crianças, entre 8 e 14 anos de idade, que moram na cidade do Guarujá, na comunidade Vila Baiana. As aulas iniciais acontecem em pranchas maiores, como longboard ou funboard, de acordo com a estatura do aluno. À medida que adquirem mais habilidade e controle, são passados exercícios com maior grau de dificuldade em pranchas menores. “Nessa fase, são ensinadas novas técnicas, tais como as primeiras manobras na parede das ondas, o joelhinho, entre outras”.

O Projeto é dividido em três níveis (Básico I e II, Intermediário I e II e Avançado), e ainda conta com uma lista de habilidades mínimas que devem ser ensinadas às crianças em cada fase. “A passagem oficial de cada nível acontece em um ano, no dia de formatura dos alunos. Para isso, eles devem ter feito as avaliações teóricas (baseadas nos valores trabalhados) e práticas no surf. Os exames acontecem em julho e novembro”, explica Jojó.

A ONG conta com uma equipe de profissionais, entre coordenador pedagógico, psicólogo, professores de educação física e assistentes sociais. As aulas são realizadas duas vezes por semana, de acordo com o horário escolar. As atividades acontecem nas quartas e quintas-feiras das 14 às 16 horas, com direito a lanche para toda a criançada.

Para participar do Projeto Ondas Surf & Cidadania, a criança ou o adolescente deve freqüentar regularmente a escola, sendo acompanhada pela equipe pedagógica, em parceria com as escolas da região. Com essa iniciativa, o projeto garante a educação em período integral e diminui a permanência das crianças na rua.

As empresas parceiras que apóiam o Projeto são elas Overboard, WG, Skatena Sports, Pipeline Soft Boards, Delphin Hotel, Tv Tribuna e Fama Assessoria. Mais informações sobre a ONG Projeto Ondas, Surf & Cidadania pelo telefone (13) 3017-2424.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Campeonato de Futebol Amador Série Ouro A terá 4ª Rodada neste domingo, dia 22

Domingo, 22 de setembro, tem a 4ª rodada da...

Botafogo e São Paulo começam a disputar vaga na semi da Libertadores

Botafogo e São Paulo começam a decidir quem avança...

Rayane Soares ganha ouro e bate o recorde mundial nos 400m

A corredora maranhense Rayane Soares, 27, se tornou campeã paralímpica...

Brasil tem mais 5 pódios. Rosi ganha 1º bronze do judô. Carol se despede com 5 medalhas

O torcedor brasileiro ficou mal acostumado nos últimos dias....
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363