Nas vésperas da Copa do Mundo de 2006, a Editora Verus lança no mercado o livro “Ronaldo, a Jornada de um Gênio”, escrito pelo autor inglês James Mosley, colaborador de vários sites e revistas esportivas.
A obra traça a trajetória do ídolo brasileiro, desde sua infância no Rio de Janeiro até se tornar um fenômeno mundial e integrar o milionário time do Real Madrid. Sua riqueza foi incrementada por inúmeros patrocinadores e contratos publicitários, o que, por sua vez, elevou seu status como ídolo em todo o mundo. Além dos momentos de glória, o livro também descreve a longa luta de Ronaldo contra pequenas e grandes contusões, que ameaçaram acabar com sua carreira.
Por meio de entrevistas exclusivas e tendo acesso aos bastidores do mundo do futebol, Mosley revela algumas histórias, como os eventos misteriosos ocorridos na final da Copa do Mundo da França, de 1998, além de aspectos desconhecidos da vida privada de Ronaldo e de seu malogrado casamento com Daniella Cicarelli.
Para escrever o livro, o autor visitou vários países como o Brasil, Itália, Holanda e a Espanha. Teve acesso exclusivo aos empresários e conselheiros do jogador, que lhe falaram de suas experiências com Ronaldo nos últimos dez anos. Entrevistou familiares, amigos, médicos, companheiros, fãs e até mesmo taxistas que, segundo ele, são os que mais entendem de futebol.
Sobre o autor
James Mosley nasceu em Rochdale em 1971, estudou na Hulme Grammar School, em Oldham, e se formou pela Universidade de Liverpool. Após experimentar a vida corporativa em Londres, ele resolveu parar por vários anos a fim de viajar e pesquisar para escrever este livro. É colaborador do site da Web skysports.com, e das revistas FourFourTwo e Golf Monthly. Atualmente, divide o tempo entre a Inglaterra e o Brasil.
RONALDO, A JORNADA DE UM GÊNIO
James Mosley
R$ 34,90
242 Páginas
16 x 23 cm
ISBN: 85-87795-91-0
Rubem Alves lança livro de crônicas sobre o mundo do futebol
“O futebol é o circo do mundo”. Com essa afirmação, Rubem Alves inicia a obra “O Futebol Levado a Riso”, da Verus Editora. Segundo o autor, se não existisse o esporte, a vida de milhões de pessoas estaria condenada ao tédio.
O livro reúne crônicas do conceituado escritor brasileiro que trata, de maneira descontraída, o mundo do futebol. A obra traz, de forma engraçada e inteligente, comparações entre o esporte e diversos temas pitorescos como a poesia, a geometria, a religião, a guerra, a saúde e a política.
O futebol faz a alegria de muitos. É o assunto, nas manhãs de segunda-feira, em bares, escritórios, fábricas, táxis e construções. O esporte é a bola que se joga no jogo das conversas, que faz esquecer lealdades políticas, ideológicas, religiosas, econômicas e raciais. É a grande religião ecumênica, em que não existem as diferenças. No mundo inteiro, todos são iguais, são torcedores de futebol.
Rubem Alves relembra, ao decorrer dos capítulos, fases de sua vida que tiveram relação com o futebol, desde a infância, quando sofreu um trauma que o fez desgostar do mundo da bola.
A forma irreverente com que conta as estórias faz de sua obra um delicioso manual de humor. De acordo com ele, é preciso rir. “A seriedade é a característica do demônio. Rindo, os demônios se vão. Rindo, nos tornamos irmãos…”, afirma o autor.
Sobre o autor
Rubem Alves nasceu em 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, sul de Minas Gerais. Entre 1953 e 1957, estudou Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas (SP). Em 1964, se formou Mestre em Teologia pelo Union Theological Seminary. Denunciado pelas autoridades da Igreja Presbiteriana como subversivo, em 1968, foi perseguido pelo regime militar. Abandonou a igreja presbiteriana e retornou com a família para os Estados Unidos. De volta ao Brasil, foi contratado para dar aulas de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (SP).
Em 1973, transferiu-se para a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, como professor-adjunto na Faculdade de Educação. Foi então nomeado professor-titular na Faculdade de Educação da Unicamp e, em 1979, professor livre-docente no IFCH daquela universidade. No início da década de 80, torna-se psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise.
Na literatura e na poesia encontrou a alegria que o manteve vivo nas horas más pelas quais passou. Admirador de Adélia Prado, Guimarães Rosa, Manoel de Barros, Octávio Paz, Saramago, Nietzsche, T. S. Eliot, Camus, Santo Agostinho, Borges e Fernando Pessoa, entre outros, tornou-se autor de inúmeros livros, é colaborador em diversos jornais e revistas com crônicas de grande sucesso, em especial entre os vestibulandos. O autor é membro da Academia Campinense de Letras, professor-emérito da Unicamp e cidadão-honorário de Campinas, onde recebeu a medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura.
O FUTEBOL LEVADO A RISO
Rubem Alves