A cidade de Rosário é a terceira mais populosa da Argentina com 1.350.000 habitantes, localizada ao sudeste da província de Santa Fé a 300 Km da capital Buenos Aires, nas margens do rio Paraná que nasce no estado de São Paulo e em seu percurso banha também o estado do Paraná.
Até 1850, Rosário era uma vila pequena de 3.000 habitantes, com seu porto proibido ao comércio estrangeiro. Em 1852, Rosário foi declarada cidade, após um pedido de liberação do comércio estrangeiro feito por Justo José. Em 1880, Rosário tinha-se transformado na primeira cidade exportadora da Argentina. Em 1887 a cidade já tinha aproximadamente 50.000 habitantes.
O clima é considerado temperado e as quatro estações não são bem definidas, há uma temporada quente desde novembro a março e outra fria entre junho e agosto. A temperatura média anual é de 17°C, com máxima de 24°C e mínima de 11°C.
Os parques da cidade se estendem por cada bairro junto com o rio e ilhas, formam um pulmão verde que seus habitantes podem desfrutar nos diversos parques que existem. Um grande exemplo é o Parque da Independência o maior da cidade com 100 hectares de verde e surpresas a cada passo, nele é possível admirar os pássaros, fontes, lagos, jardins que surpreendem os visitantes com um paisagismo belíssimo, é possível fazer passeios de barco, esportes ou apenas relaxar nos bancos pelo parque.
Localizado exatamente onde foi fixada pela primeira vez a bandeira nacional da Argentina, em 27 de fevereiro de 1872, está o Monumento Nacional da Bandeira, obra do arquiteto Angel Guido, inaugurado em 20 de junho de 1957, o único no mundo dedicado ao espírito de independência e liberdade de uma pátria. Construído em mármore, o monumento ocupa uma superfície de 10.000 metros quadrados e possui um mirante que permite admirar uma paisagem belíssima junto ao Parque Nacional que completa o belo cenário, a margem do Rio Paraná.
Rosário é realmente uma cidade fantástica, moderna com uma arquitetura típica espanhola que a torna ainda mais admirável, além de diversas atrações para famílias e jovens também que podem se divertir na noite, nas diversas casas noturnas e ainda é uma cidade tranqüila onde é possível fazer caminhadas à noite pelos parques e praças da cidade. Os meios de transportes são de fácil acesso, os ônibus circulam sem parar. Pode-se encontrar acomodações boas e baratas no centro e perto do Rio Paraná.
Rafael Libertini
Rosário: a cidade Argentina na beira do Rio Paraná que vale a pena conhecer
Data: