Atividades ocorrem entre os dias 20 e 26 de outubro. Neste ano, o tema principal é “Evolução e Diversidade”
De 20 a 26 de outubro, a UFSCar participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento ocorre, simultaneamente, em todo o País, em várias escolas, universidades, centros de pesquisas e demais entidades públicas ou particulares que promovem atividades gratuitas para o público interessado.
O tema desta edição é “Evolução e Diversidade”, a partir do qual serão abordadas a evolução da vida, da seleção natural, da evolução social e da diversidade biológica, ambiental, étnica e cultural a partir dos conhecimentos diversificados da Ciência. Apesar do tema central, as ações propostas durante a Semana abordam temas diversificados que abordam também a Ciência, a Cultura, a Arte e a Tecnologia.
Como nos anos anteriores da SNCT, para esta edição a UFSCar preparou uma programação intensa durante toda a semana. Entre as atividades estão previstas palestras, mesas-redondas, exposições, teatro e exibição de filmes sobre temas variados. As práticas serão realizadas nos campi de São Carlos e Sorocaba e também em praças e espaços abertos à toda a comunidade interessada.
No dia 20 de outubro a programação da UFSCar começa com a palestra “A Evolução do Universo”, dirigida para alunos do ensino Médio da rede pública. A apresentação acontece a partir das 19h30, no Núcleo de Formação de Professores, na área Norte do campus São Carlos. No dia 21 o evento será promovido novamente no mesmo local e horário. No mesmo dia, várias outras atividades serão oferecidas pela UFSCar, como a apresenção da peça teatral “Lição de Botânica”, de Machado de Assis, que acontece às 10h, às 15h e às 20h no Teatro Universitário Florestan Fernandes; às 14h, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, será conduzida a mesa-redonda “Microcosmos: supremacia microbiana em foco”.
No dia 22, a programação da UFSCar tem início às 10h com a mesa-redonda “Evolução das vacinas: diversidade de doenças”, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do campus São Carlos.
O CineUFSCar participa das atividades exibindo o filme “O pesadelo de Darwin”, às 14h30, no Teatro Universitário Florestan Fernandes. Às 16h, no mesmo local, acontece a mesa-redonda “A crítica sociológica ao darwinismo-social”. Encerrando as atividades do dia 22 será realizada, no Núcleo de Formação de Professores da UFSCar, a partir das 19h30, a palestra “O Zôo Galáctico”, aberta para alunos da Educação de Jovens e Adultos de São Carlos.
No dia 24, a atividade promovida é “Relfexões sobre caminhos autônomos na criação e produção musical”. A palestra será proferida por Benjamim Taubkin, às 15h, no Anfiteatro Bento Prado Júnior. E no sábado, dia 25 de outubro, as atividades da UFSCar serão realizadas na Praça da XV, com demosntrações, experimentos e vídeos sobre espécies microbianas, diversidade da vida e a Física, além do “Quizz”, um desafio ao conhecimento. Durante a Semana, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar também oferece uma exposição de pinturas sobre fauna e flora brasileiras da artista Lavínia Rodrigues Trebbi.
No campus Sorocaba da UFSCar ocorrem as seguintes atividades: no dia 22, às 16h, é a vez da mesa-redonda “Evolução, o triunfo de uma idéia: a construção do Darwinismo e seu impacto na Filosofia e nas Ciências”. Nas manhãs dos dias 22 e 23 serão apresentadas demonstrações de eletromagnetismo.
O objetivo do evento nacional é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e práticas de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude cineífica e a inovação. A Semana busca chamar a atenção para a importânciada C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País. No ano passado, o evento aconteceu, simultaneamente, em cerca de 400 municípios brasileiros e ofereceu mais de 10 mil atividades envolvendo a Ciência, a Arte e a Cultura.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do Ministério da Ciência e Tecnologia, em www.mct.gov.br.




