O Leitor (leitora) mais atento pode perceber cidadanias, em ação. Como?. Faço algumas sugestões, pra aguçar a percepção..
Quem se dirige ao bairro Jardim Botânico e fizer aquela curva/esquina entre as ruas Maria Franco Salgado e Maria de Lourdes Franceschini Trevisani (perto da CPFL) vai perceber. Se estiver atento (não apenas ao transito) vai notar escrito no asfalto: Jardín Botánico. Paren!. Tá escrito em espanhol (em portunhol), em tinta branca. Tem também uma seta, indicando o rumo do J. Botanico.
É sinal de participação. Revela a ação de um ancião, por nós conhecido como “Espanhol”. Escreveu em portunhol, rabiscou no asfalto com intenção de ajudar; muita gente que se dirige àquele bairro desconhece a reta de chegada e, perdendo-se, fica girando por ali, acaba se enfiando no rumo do J. Martinelli. Agora é diferente, pode orientar-se. Quanta gente beneficia-se desse gesto simples?.
Outro sinal de cidadania.
Na esquina entre as ruas Lourenço dal Porto e Maria de Lourdes F. Trevisani os transeuntes podem perceber:- tem muita mandioca plantada, tem jiló, tem quiabo, tem um pé de acerola carregadinho, tem chuchu crescendo na cerca. E tudo na calçada. Naquele terreno funciona uma creche municipal. Antigamente era comum moradores jogar entulho nessa esquina. Um dia veio o Seu Luis e plantou o pezinho de acerola; começou a frutificar. Depois veio Seu Sebastião Bortoleto e fez as covas, e aí o seu Geraldo DellaNegra plantou mandioca (da boa, amarelinha). Em seguida o seu Geraldo semeou quiabo, jiló e chuchu. Cidadania é assim: semeia atitudes que fazem a diferença!. Hoje faz um mês que faleceu um deles, Seu Sebastião; de um modo muito bonito ele continua vivo entre nós, semeou cidadania.
Na mesma rua Lourenço, esquina com Álvaro A. Fussi tem uma pracinha. Tá cheia de árvore-frutas: tem mangueira, laranjeira, abacate, cajamanga, pitanga…goiabeira. Fomos nós, moradores: o Zeca, o Clodomiro, Adonai, o João e eu plantamos. Dentro de uns anos será um bosque de frutas!. Já pensou, que simpatia?, a meninada comendo fruta!. Aquela que hoje chama-se Praça Bruno Perin… será muito mais a cara dos moradores. É o nosso recanto. Subindo a rua da policia, no Jardim Martinelli tem o antigo reservatório de água (desativado). Ali tem uma praça e tem uma capelinha que o Vicente transformou em pomar: outro cidadão tem plantado e cuidado!.
Também sobre cidadania, aqui vai um recado.
Nos dias 8, 9, 10,11, 12… de outubro foi fincada uma placa na rodovia Heitor, na saída de Sousas, próximo ao clube Arraial; na placa tinha o retrato do vereador (Sebá) e tava escrito algo assim: “Eleitor, essa é uma vitória sua!”. Nosso recado aproveita a mensagem dessa placa pra comentar o seguinte: a vitória (na eleição) não pertence ao eleitor. A vitória pertence ao candidato. Foi ele que suou a camisa, foi o currículo dele que fez propostas, foi ele que compareceu a TODOS os debates, foi ele que gastou dinheiro. O que pertence ao eleitor, portanto, não é a vitória mas sim o mandato. O nosso prezado Sebá sabe disso. Se esse mandato for pertencido pelo eleitor (através do representante) veremos que, dentro de 4 anos, o futuro candidato não terá dificuldades em re-eleger-se. Cidadãos terão acompanhado o “seu mandado”.
Cidadania é assim: num dá pra ficar esperando do Prefeito, não é algo que inicia no governo e se aplica nas ruas, nas praças e moradores. Cidadania é semeadura. Faz a diferença.
Prof.Adriano Salmar Nogueira e Taveira,
Jornalista, pesquisador de filosofia da ciência.