O prazo de inscrições e envio de reportagens para concorrerem ao 4º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo começa a se esgotar. Os interessados têm até 8 de fevereiro para enviar os trabalhos via internet. Destinado aos profissionais que lidam na cobertura dos setores automotivo, aeroespacial, ferroviário e naval, o Prêmio busca incentivar os jornalistas a contribuírem com o desenvolvimento da tecnologia da mobilidade no Brasil.
Com patrocínio da Magneti Marelli e Plascar, o concurso, promovido pela SAE BRASIL, premiará as melhores reportagens nas categorias ‘impresso’ e ‘internet’, publicadas em jornais, revistas e portais do País, sobre tecnologia da mobilidade brasileira, produzidas entre 1º de março de 2008 e 31 de janeiro de 2009.
As inscrições devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL: www.saebrasil.org.br/premio2008. Além do regulamento, o endereço contém a ficha de inscrição, para ser preenchida e enviada juntamente com a reportagem, desta vez no formato PDF (categoria ‘impresso’) ou HTML ou PDF (‘internet’). Todo material deve ser enviado pelo próprio site da SAE BRASIL.
PRÊMIO – A premiação das melhores reportagens será realizada por categoria, independente do número de matérias inscritas em cada uma, e através de uma comissão julgadora, composta por dois jornalistas do setor e um representante da instituição. Em cada categoria, serão selecionadas cinco reportagens finalistas.
O trabalho que a comissão julgadora considerar que cumpre melhor os objetivos do concurso, em cada categoria, recebe o Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, no valor de R$ 7 mil. Entre os finalistas serão escolhidos, por categoria, mais duas reportagens, como Menção Honrosa, que receberão R$ 2 mil cada. A divulgação do resultado ocorrerá dia 9 de março, na sede da SAE BRASIL (av. Paulista, 2073, cj.1003, São Paulo).
Crescimento – No quarto ano consecutivo, o concurso contou em sua terceira edição com 201 trabalhos inscritos: 132 na categoria ‘impresso’ e 69 ‘internet’. As reportagens vencedoras foram: a série ‘Automóveis do Futuro’, elaborada por Tião Oliveira e Nicolas Borges, do Jornal do Carro (JT), na categoria ‘impresso’, e a especial ‘Engenharia Brasileira: Enfim, no Topo do Mundo’, produzida pelo jornalista Leandro Alves, ex-Agência AutoData, na categoria ‘internet’. A inserção da categoria internet foi inserida em 2007.
O Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo foi criado em 2005, com objetivo de estimular a cobertura jornalística da imprensa escrita geral e especializada em todas as redações do País, com pautas sobre a tecnologia da mobilidade brasileira e que contribuam para o desenvolvimento humano e social no Brasil e no resto do mundo.