A eleição do presidente e vice-presidente do Comdema – Conselho Municipal do Meio Ambiente – será no dia 24 de outubro, em reunião extraordinária. A data foi marcada ontem, segunda-feira, dia 26, durante solenidade conduzida pelo atual presidente, Régis Romano Maciel, para dar posse aos novos Conselheiros para a gestão 2005/2007.
O presidente e vice serão eleitos entre os Conselheiros, conforme determina o regimento do Comdema. Em seguida, já em reunião ordinária mas marcada também para o dia 24, serão escolhidos os coordenadores dos quatro grupos temáticos: Análise de Território, Controle de Poluição, Gestão de Recursos Naturais e Educação Ambiental.
Na cerimônia de posse dos novos Conselheiros, o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, pasta que tem assento no Conselho, Márcio Barbado, enfatizou a importância do Comdema e pediu aos integrantes que dêem continuidade ao trabalho sério e responsável desenvolvido pelo Conselho. “É fundamental que o Comdema atue sempre dentro da legislação e em consonância com a realidade da situação ambiental do município”, completou Barbado.
O Comdema foi criado em 1984, como resultado da crescente conscientização da sociedade
quanto à preservação do meio ambiente. A composição original prevê 40 membros titulares, com dois suplentes cada um, todos indicados pelos setores representados no Conselho: segmentos populares, técnicos e empresariais; universidades; órgãos públicos e associações militantes da causa ambiental.
O Comdema também trabalha com o conceito de Macrozonas, que reúnem um conjunto de bairros identificados por possuírem perfil semelhante no que diz respeito à existência ou não de riquezas e problemas relacionados ao meio ambiente. Entre outros critérios, constam a situação de áreas verdes, mananciais hídricos, depósitos de lixo, áreas de preservação, etc.