A Guarda Municipal (GM) de Sousas recebe em média 15 ocorrências por dia em relação a crimes ambientais. Essas denúncias geralmente são feitas contra pessoas sitianas, sem informações que cometem crimes ambientais sem a menor conscientização.
Os casos mais comuns são: retirada de terra da beira do rio para construção de suas casas e para não haver desabamento; alçapão; colocação de canos nas bicas de água mineral; construções nas beiras dos rios; entre outros.
São aproximadamente 630 policiais da GM divididos em 10 bases em Campinas, que se revezam no turno do dia e da noite. Esses policiais recebem cursos específicos sobre ambientalização pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para prevenir a criminalidade ambiental. A maior dificuldade encontrada pelos GMs é atenderem a demanda com apenas 2 viaturas como é o caso de Sousas. “Às vezes uma viatura está fazendo ronda em Joaquim Egídio e tem um chamado na saída pra Mogi-Mirim, o deslocamento leva tempo e nem sempre é possível atender as solicitações à tempo.” Diz Maurício Campos, comandante da base de Sousas.
Eles ainda fazem ronda nos bairro, como jardim Conceição, e em escolas públicas, inibindo a ação de criminosos. Se você precisar da Guarda Municipal, ela fica localizada em Sousas logo na entrada, do lado direito, próximo ao posto de combustível desativado, o telefone para contato é 3258-6701
Guarda Municipal de Sousas
Data: