No último dia 04 a comunidade de Joaquim Egidio se mobilizou para protestar pela pavimentação da estrada que liga o distrito a rodovia Dom Pedro I. A manifestação pacifica começou por volta das 11h da manhã e reuniu a população, buscando recolher assinaturas para um abaixo-assinado que pedia o começo das obras na estrada de terra.
O secretário de transporte paulista, Dario Raiz já autorizou as obras, o Estado asfaltará 2,5 km de estrada e a iniciativa privada ficará responsável pelo paisagismo, um portal com segurança próximo a ponte do Rio Atibaia, pistas de Cooper e uma ciclovia.
A estrada, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA), terá um asfaltamento diferenciado, seguindo as condições do Conselho Gestor da APA o qual quer um asfalto que permita a permeabilização do solo. A iniciativa privada também pretende plantar ao longo do trecho mudas de plantas nativas como pau-brasil, Cambuí, pitangueira, jequitibá, ipê, palmeiras, entre outras.
A pavimentação dessa estrada é importante para o distrito, pois facilitará a circulação dos moradores, que para chegar a Joaquim usam principalmente o acesso por Sousas , que anda comprometido pelo grande movimento dos distritos.
Karine Massacani