Pela primeira vez na história da política um residente no Brasil concorrerá ao Senado Italiano
Cidadãos Ítalo-Brasileiros votarão nas eleições parlamentares da Itália. Esta é a primeira vez que o descendente escolherá diretamente o seu candidato ao senado e câmara dos deputados. Edoardo Pollastri, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, residente no Brasil é candidato a senador pela chapa UNIONE – coalizão de oito partidos – para a circunscrição da América do Sul. Natalina Berto, presidente do Patronato INAS-CISL e Fábio Porta, presidente do Patronato ITAL-UIL, concorrem como candidatos a deputado também pela lista UNIONE. Este é um fato inédito na história da política e de extrema importância para o Brasil, pois o sistema eleitoral italiano garante que qualquer cidadão italiano de todas as partes do mundo possa concorrer nos pleitos nacionais. “Adquiri uma vasta experiência internacional e conheço perfeitamente os problemas sociais, culturais e econômicos dos italianos no exterior. Mantenho estreitas relações pessoais com expoentes do mundo econômico e político brasileiro e italiano, bem como grande familiaridade com as instituições governamentais dos dois países”, diz Edoardo Pollastri.
A forma de votação é simples. O consulado italiano enviará à residência dos eleitores, até o dia 22 de março, a cédula de votação com as regras a serem seguidas. O eleitor, por sua vez, deve emiti-la devidamente preenchida para o consulado através do correio, até o dia 30 de março.
Edoardo Pollastri crê na importância de uma política de integração social, econômica e cultural entre Brasil e Itália mais eficiente. “Irei me empenhar para gerar investimentos às empresas brasileiras, favorecer a pesquisa, a formação e a cooperação cultural, apoiar diretamente as empresas nacionais, principalmente nos setores de pesquisa, meio ambiente, tecnologia e crédito, fortalecer os laços econômicos, reconhecer os diplomas e certificados brasileiros em território italiano, aumentar as atividades assistenciais/previdenciárias a favor dos italianos aqui residentes e adequar as estruturas consulares para um melhor atendimento aos cidadãos italianos e descendentes. A grosso modo, serei um embaixador dos interesses brasileiros no Parlamento Italiano, bem como dos italianos junto as autoridades brasileiras”, ressalta o candidato a senador Pollastri.
Hoje, a comunidade italiana no Brasil conta com, aproximadamente, 220 mil italianos, sendo 120 mil residentes em São Paulo, capital. Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, interior de São Paulo são outros grandes pólos de concentração italiana em nosso país.
Jornalista responsável
Fernando Galuppo – Mtb: 37.572
11 8199 0957
11 2172 2172
Site: www.pollastri.com
Email: pollastri@pollastri.com