26.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Sobrevivência na Selva

Data:

Se você tem vontade de aventurar-se na mata e sentir um pouco da adrenalina que os participantes do seriado Lost sentiram, aqui ao lado temos grupos que preparam o indivíduo para essa aventura. Entrevistamos o Vice Comodóro de Grupamento de Selva e Instrutor, Amauri Américo de Godoy para contar quais são os treinamentos realizados e como eles funcionam.

A Patrulha Aérea Civil (PAC), é uma organização não governamental (ONG), regida por Estatuto, foi fundada em 16 de abril de 1950, na cidade do Rio de Janeiro, considerada de Utilidade Pública pelas leis n. 863/59, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, e 565/64, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, como corporação auxiliar voluntária de cooperação com os poderes públicos e a iniciativa privada, no cumprimento e desempenho de missões, encargos, serviços, prestação de serviço e empreendimentos de âmbito nacional, em prol do povo brasileiro, sob a égide de critério filosófico humanitário, para ajuda mútua, socorro, proteção, segurança, assistência, em situações de emergências e estado de calamidade pública, vigendo por tempo indeterminado. A Patrulha Aérea Civil, criada juntamente com o Museu da Aeronáutica, pelo Decreto Lei Federal. 9.790/DOU e n. 50/23.03.99 art. 3 . S/1 Organização de sociedade Civil de Interesse Público

O público a ser atingido são pessoas maiores de 18 anos, sem distinção de sexo, raça, cor.

A PAC ministra cursos de Primeiros Socorros, Combate a Incêndio, Salvamento na Mata, Montanhismo, Rapel, Legislação Aeronáutica, etc. (Todos os participantes de cursos têm conhecimentos gerais dos cursos acima, e somente ao término do mesmo é que a pessoa vai optar para qual modalidade deseja se especializar).

Os objetivos de sobrevivência e salvamento na mata, possibilita ao cidadão ter noções e discernimento de como deve ser a entrada numa mata, como se orientar dentro da mesma, uso de bússola, kit de primeiros socorros, faca,cantil, vestimenta, calçado, conhecer os perigos que poderão ocorrer, fazer abrigos improvisados, saber o que comer da natureza, como obter água para beber, distinguir animais peçonhentos (cobras, escorpiões, aranhas, lacraias etc), aves e animais silvestres, ferozes, pegadas no chão, bem como seus habitantes, e seus meios de defesa e ataques, como fazer fogo na mata, tomando as devidas precauções para não iniciar um incêndio que é difícil de ser controlado, também saber localizar através de sons, a posição de pessoas perdidas, de animais, rios e cachoeiras, etc.

Após a conclusão do curso e dos treinamentos básicos, a pessoa está apta a ajudar a prestar os primeiros atendimentos à outra necessitada, tomando a frente uma orientação e providenciando os esclarecimentos básicos e necessários acionando os órgãos competentes para o devido resgate da vítima.

Todo treinamento básico como o avançado, são feitos na sede da PAC que fica na Colina de Capricórnio – Pico das Cabras, em frente ao Observatório da Capricórnio , em Joaquim Egídio, que tem uma área grande de mata, riacho, pedras, e edificações rústicas porém equipadas com o material básico para cada curso. Atualmente estamos limitando os cursos ao máximo de 60 pessoas, pois as acomodações estão passando por algumas reformas, e não comporta um número maior de participantes. Estamos verificando a possibilidade de podermos ministrar os cursos teóricos em algum local que possa acomodar um maior número de pessoas. Também existe o fator humano dos nossos instrutores que, muitas vezes devido a atividade profissional ou particular, não podem participar dos cursos, o que nos obriga a termos um limite de participantes.

As exigências para qualquer pessoa participar do Curso Básico inicial são: Fazer a inscrição na ficha de matricula do curso básico, preencher um formulário específico de Saúde Física e assinada por um médico de sua confiança, assinar um Contrato de Prestação de Serviço, apresentar posteriormente xerox do RG, CPF, atestado de Antecedentes Policiais e 2 fotos 3×4.

As inscrições para o Curso Básico de Formação de Cadetes da Patrulha Aérea Civil começaram no inicio de março/06. Contatos pelo Fone: (19) 9213-7700 – Milani – Líder de Grupamento.

Existe um custo por participante no valor de R$ 240, 00, que são parcelados em 12 vezes de R$ 20,00, estipulado em contrato de prestação de serviço, como ajuda para compra de materiais a serem usados no curso, apostilas, certificado de conclusão do curso e carteira de identificação de participante do curso básico da PAC.

O Curso Básico é ministrado aos domingos das 9 às 16 horas, por um período de 15 finais de semana, com aulas teóricas e práticas, que todos os participantes são obrigados a terem uma presença de 90%.

Após o término do curso básico, os que quiserem ingressar como membros voluntários da Patrulha Aérea Civil poderão fazer sua escolha em qual grupamento desejam atuar: Primeiros Socorros, Combate a Incêndio, Sobrevivência na Mata, Rapel, Montanhismo, etc., e começarão a ter cursos e treinamentos específicos do grupamento, e passarão a categoria de cadete, e posteriormente a galgar as patentes hierárquicas da PAC que são: Soldado, Cabo, 3 Sargento, 2 Sargento, 1 Sargento, Vice-Lider, Líder, Líder de Grupamento, Vice-Comodóro, Comodóro, Comodóro de Brigada .

Para um melhor conhecimento do que a PAC faz em seus treinamentos, suas ações sociais, consulte nosso site: www.cnpac.org.br

Faça uma visita em nossa sede no Pico das Cabras – Joaquim Egídio aberto para visitação aos domingos, das 9 às 14 horas para visitação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

“Estamos em uma das piores situações”, diz Marina sobre Pantanal

A ministra do Meio Ambiente e das Mudanças do...

Dia do Meio Ambiente destaca ações de enfrentamento à desertificação

Há mais de 40 anos, o ambientalista Nereu Rios...

Desmatamento na Mata Atlântica cai 59% no acumulado do ano até agosto

O desmatamento na Mata Atlântica caiu 59% de janeiro...

Desmatamento na Amazônia tem maior queda dos últimos 11 anos

O presidente Lula continua cumprindo as promessas que fez...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363