O Grupo Campinas Decor e a empresa D2S – Desenvolvimento Social e Sistemas lançam oficialmente nesta terça-feira, 26 de maio, o portal ArquitetoNaNet. Inédito, o ArquitetoNaNet estará inserido no site da Campinas Decor, que já é uma referência no mercado. O produto foi desenvolvido como uma rede de relacionamento que irá aproximar três públicos: consumidor final, profissionais do setor e empresas fornecedoras de produtos e serviços ligados ao segmento de arquitetura, decoração, paisagismo e construção.
O portal entrará em operação no mês de junho, logo após o término da 14ª Campinas Decor, realizada nas dependências do Instituto Agronômico de Campinas. Os profissionais que participam desta edição estão automaticamente convidados a integrar o projeto. Porém, o cadastro estará aberto a todos os interessados. O ArquitetoNaNet poderá ser acessado no endereço www.campinasdecor.com.br ou diretamente no www.arquitetonanet.com.br.
O portal terá vários links, entre eles, um perfil dos profissionais cadastrados, fornecedores, fórum para debates, pesquisa, ranking e coluna social. As diretoras do Grupo Campinas Decor, Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso, apostam no sucesso desta nova empreitada. “Temos como meta de trabalho a inovação. Por isso, acreditamos que estreitar o relacionamento entre o público e nossos clientes só trará benefícios”, afirma Stella. Para a diretora Sueli Cardoso, o novo portal vai inaugurar uma nova fase no segmento. “O portal será de grande utilidade tanto para os profissionais como para o consumidor final”, complementa Sueli.
Segundo Paulo Tavares, diretor técnico da D2S, o ArquitetoNaNet é uma revolução no mercado e oferece inúmeras vantagens para todos os públicos. “Para os arquitetos, paisagistas e decoradores, ele representa a exposição gratuita de sua página pessoal, relacionamento com os visitantes e fornecedores e escritório virtual. Já o visitante terá no portal acesso gratuito à ferramenta de busca, um poderosíssimo recurso desse projeto que propicia pesquisas muito mais direcionadas e objetivas que os tradicionais buscadores encontrados na Internet. Além disso, o visitante poderá fazer consultas, concorrer a prêmios por participação e navegar na Revista Virtual”, afirma Tavares.
A mecânica do portal é bastante simples. Consumidores finais, arquitetos, decoradores e paisagistas poderão se cadastrar gratuitamente e receberão uma senha de acesso. Ao fazer o cadastro, os usuários terão que preencher palavras-chave para a formação de seu perfil, como assuntos de interesse, serviços procurados ou oferecidos etc. A partir daí, tanto os profissionais como os clientes em potencial poderão interagir de diversas formas. Os arquitetos terão a sua disposição, por exemplo, uma sala de trabalho virtual, na qual poderão colocar fotos de obras e detalhes de projetos. O visitante que entrar no portal poderá fazer pesquisas sobre o trabalho dos profissionais e tirar dúvidas com eles. Uma vez escolhido um determinado profissional, o visitante abre sua Página Pessoal, que contempla diversas ferramentas, como por exemplo: “minha história”, “alguns projetos”, “escritório virtual”, “deixe um recado”, “meus parceiros” e “mande um e-mail”.
As diversas empresas fornecedoras de produtos e serviços relacionados ao setor também poderão se cadastrar, mas para elas a participação não será gratuita. Segundo Paulo Tavares, as empresas poderão participar de três formas: adquirindo cotas de patrocínio, comprando serviços específicos do portal (data-base marketing, enquetes etc) e na seção vitrine, na qual poderão expor seus produtos e serviços.
Interação Virtual
O portal oferece um fórum no qual qualquer cadastrado pode formular perguntas sobre o tema relacionado ao setor de construção, arquitetura, decoração e paisagismo. Essas perguntas poderão ser respondidas pelos profissionais em suas especialidades. Além do texto de sua pergunta, o usuário poderá anexar fotos que ajudem a ilustrar sua dúvida. Todos os profissionais nessa determinada especialidade receberão o questionamento e serão convidados a respondê-lo.
Já a ferramenta de buscas e pesquisas é direcionada exclusivamente ao seu conteúdo e bancos de dados. Ela permite quatro modalidades de busca: por fornecedores, profissionais (ambos localizados por seus dados profissionais e por suas palavras chave definidas em seus cadastros), perguntas/respostas (localizadas através de palavras de seu conteúdo) e de qualquer usuário cadastrado no portal.
A vitrine de fornecedores atuará como uma extensão do catálogo Campinas Decor e será chamada de Revista Virtual. Há três formas de navegação na Revista Virtual. A primeira forma é escolher uma vitrine através da “capa” da Revista Virtual. A segunda forma de navegação é escolher a vitrine desejada através de um “índice” em ordem alfabética. A terceira forma de navegação é “passear” por todas as vitrines, tal qual estivesse folheando uma revista de papel.
A coluna social é uma área destinada principalmente a entrevistas efetuadas com os usuários cadastrados no portal. Poderão ser entrevistados, por exemplo, profissionais que tenham algum tema interessante em seus currículos ou fornecedores que estejam lançando novos produtos. Entrevistas com visitantes também poderão ser realizadas, caso haja algum assunto interessante e diferenciado em seus projetos residenciais.
Empresa
A D2S foi constituída em 2006 por quatro empresários, com o objetivo comum de apresentar ao mercado de publicidade brasileiro uma nova opção de mídia, inovadora e amparada pelas mais modernas técnicas de desenvolvimento na Web. Dessa forma, a D2S oferece a seus clientes produtos modernos, dotados das mais avançadas tecnologias de desenvolvimento e relacionamento com o público final, sem com isso despreocupar-se com a criação de produtos simples e amistosos, facilitando sua divulgação e utilização em massa.
Para o desenvolvimento de seus produtos, a D2S utiliza maciçamente os conceitos de rede social na Web, inseridas em portais fortemente influenciados por técnicas Web 2.0, onde a interatividade e a participação coletiva na construção e na criação do conteúdo dos produtos são primordiais, criando uma grande sinergia entre os usuários finais e os portais.




