Brooke Siler inova mais uma vez na aplicação dos conceitos de Pilates – método de condicionamento físico desenvolvido por Joseph Pilates há quase cem anos. Em seu novo livro, Desafios do corpo Pilates (240 p., R$ 74,90), lançado pela Summus Editorial, a autora amplia os horizontes da técnica e apresenta novos caminhos para a prática em casa, na academia ou no trabalho. Para isso, mostra exercícios tradicionais, com o auxílio de equipamentos especialmente criados para a prática, e outros derivados da sua experiência como instrutora do método. O objetivo é chamar a atenção para a consciência corporal e demonstrar os benefícios proporcionados pelo método Pilates – seja para o bem-estar, seja para a forma estética –, sem que a atividade se torne enfadonha.
Para os frequentadores de academia, a autora oferece dicas de utilização das técnicas do Pilates a fim de melhorar o rendimento nos equipamentos de musculação. O livro fornece, ainda, um rápido e divertido conjunto de exercícios praticados em equipamentos de ginástica – como esteiras e bicicletas ergométricas – que ajuda a desenvolver o sistema vascular.
Quem pratica exercícios em casa encontra na obra as dicas de como aplicar os princípios básicos do Pilates sem precisar ir à academia, utilizando pesos e faixas. A autora desenvolveu para o trabalho de solo quatro novas sequências que visam aos abdominais, à parte inferior do corpo, à postura e à flexibilidade. Os exercícios foram concebidos para proporcionar a praticantes ou iniciantes um novo padrão de remodelamento corporal.
A proposta de Brooke é levar a consciência corporal dos estúdios de Pilates para o cotidiano das pessoas. A autora percebeu que muitos praticantes não estendiam os ensinamentos do método para suas atividades regulares. O Pilates, diz ela, pode proporcionar força, flexibilidade e condicionamento cardiovascular de forma mais eficiente em termos de resultado e otimização do tempo destinado à atividade física. Para tanto, é preciso aplicar o conhecimento do método em todas as atividades. Isso é o que a autora chama de “trabalho invisível”, que significa incorporar os movimentos e a consciência da prática do Pilates no cotidiano – ao trabalhar no computador, subir escadas, levantar objetos pesados ou carregar o bebê.
Como forma de potencializar os exercícios, a autora faz uso de metaformas, imagens visuais ou metáforas, que farão o leitor relembrar de sua melhor forma corporal, fazendo do cérebro o melhor treinador. A obra inclui, ainda, desafios em cada capítulo, para ajudar a manter cérebro e corpo envolvidos à medida que progressos forem alcançados.
Pilates
Criado por Joseph Pilates, no início do século XX, para utilizar a arte e a ciência do controle muscular, combina filosofias e técnicas orientais com métodos ocidentais de educação corporal em busca do desenvolvimento equilibrado do corpo sob o controle da mente. Além de trabalhar a “casa de força”, o método procura fortalecer e alongar as outras partes do corpo por meio de exercícios de baixo impacto e com poucas repetições, no solo ou em aparelhos específicos para esse fim.
Antes aplicado no treinamento de atletas ou como técnica de reabilitação, o método atualmente é praticado por pessoas que sofrem com dores na região das costas ou dos joelhos, que desejam corrigir problemas posturais ou manter o corpo flexível e a musculatura tonificada.
A autora
Brooke Siler dirige o re:AB, renomado estúdio de Pilates em Nova York, Estados Unidos. Chamada de “treinadora das estrelas” e uma das mais importantes personal trainers do país, ela foi instruída no método Pilates de condicionamento físico por Romana Kryzanowska, a principal autoridade viva no assunto. Brooke passou mais de seiscentas horas aprendendo com Romana e, desde então, construiu uma sólida reputação entre os praticantes do método. Depois de obter certificação pelo Estúdio Pilates, em Nova York, Brooke começou a dar aulas particulares em seu apartamento, em Greenwich Village. Em 1997, abriu, em sociedade com a top model e atriz Michele Hicks, o re:AB, estúdio para treinamento individual ou em grupo no método Pilates.
Título: Desafios do corpo Pilates – Na academia, em casa e no dia a dia
Autora: Brooke Siler
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 74,90
Páginas: 240 (19 x 23,5 cm)
ISBN: 978-85-323-0520-6
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.summus.com.br




