Os clientes do segmento de refrigeração da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) pagarão até 48% menos nas contas de gás natural utilizado em sistemas de ar-condicionado. Com a nova regra, aprovada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), em vigor desde 31 de maio, os clientes que usam o gás natural para refrigeração antes pagavam as tarifas dos segmentos comercial ou industrial, dependendo do ramo de atuação, agora terão tarifa diferenciada, seguindo o modelo das tarifas de cogeração.
A nova estrutura foi proposta pela Comgás, visando a proporcionar para o segmento de refrigeração, mais competitividade e permitir o desenvolvimento deste mercado. “Essa é mais uma ação da Comgás no sentido de dinamizar essa aplicação, inclusive fazendo visitas de negócios aos países detentores dessa tecnologia, como o Japão e a Coréia para transferência de know how aos agentes da cadeia do ar-condicionado no Brasil”, afirma Alexandre Breda, gerente de Vendas para o Grande Comércio da Comgás.
O ar-condicionado a gás natural é utilizado em shoppings centers, hotéis, hospitais e centros empresariais, call centers, entre outros, e apresenta vantagens sobre os equipamentos elétricos, pois consomem de 1% a 4% da energia elétrica, na comparação com o equipamento convencional (elétrico). A utilização de equipamentos de ar-condicionado a gás natural permite a diminuição de investimento na infraestrutura elétrica em novos prédios e, devido à queda na demanda, há ainda economia na instalação de subestação, cabeamento, gerador de emergência, entre outros. Além disso, também permite o aproveitamento do calor gerado no equipamento para o aquecimento de água para banho, no caso de hospitais e hotéis, aumentando a viabilidade de sua utilização.
“Muitas regiões estão com a oferta de energia elétrica saturada. O ar-condicionado é responsável por grande consumo de energia elétrica, o que pode, eventualmente, inviabilizar alguns empreendimentos. O equipamento de refrigeração a gás natural é uma solução, pois permite que a demanda elétrica necessária seja substancialmente menor, viabilizando entrada de novos empreendimentos em locais de oferta elétrica escassa” afirma Breda.
Atualmente a Comgás atende a 43 clientes que utilizam o gás natural como fonte de energia para o sistema de ar condicionado. A Comgás é a maior distribuidora de gás natural do Brasil. Atende mais de 800 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo e cogeração, em 67 cidades de sua área de concessão, que abrange a Região Metropolitana de São Paulo, Região Administrativa de Campinas, além da Baixada Santista e Vale do Paraíba.




