Exposições de arte, técnicas para artesanato, premiações, cursos, vendas de insumos para realização de trabalhos manuais e de peças artesanais prontas para vestir ou decorar. Tudo em um mega evento com mega preocupação ambiental!
Quem gosta ou faz artesanato, quer conhecer as últimas novidades da indústria, aprender novas técnicas ou simplesmente apreciar ou comprar um artigo para uso pessoal ou decorar a casa, tem encontro marcado na Mega Artesanal 2009. Matérias-primas, equipamentos, ferramentas, técnicas, insumos, serviços, palestras, produtos acabados, tudo está reunido no Centro de Exposições Imigrantes, de 30 de junho (dia do lojista) a 05 de julho. A Mega Artesanal está em sua nona edição e só no ano passado recebeu 120 mil pessoas.
Este ano, a Mega Artesanal está preparada para receber o mesmo público, vindo de todo o Brasil. Cerca de 300 expositores ocupam 33 mil m² e mostram tudo para quem faz artesanato por hobby, por terapia, para complementar o salário ou como fonte de renda. Discos de vinil transformados em porta-retrato ou relógios, bijuterias feitas de escamas de peixe, bolsa que vira toalha de praia, ferramentas para decoração de bolos, sabonetes com essência e formato de fruta vendidos numa verdadeira quitanda, garrafas de vidro que se transformam em luminárias, centenas de cursos gratuitos ou agendados com antecedência, estão entre as atrações.
33 mil m2 de artes e técnicas
Para facilitar a circulação e atender aos interesses de cada visitante, a Mega Artesanal está dividida em três áreas: Pátio da Indústria, Paço do Comércio e Praça do Artesão.
No Pátio da Indústria estão os fabricantes de produtos, matérias-primas e serviços: tintas, colas, madeira, tecidos, lãs, papéis, resinas, pincéis, máquinas de costura e bordado, cursos. Nesse espaço da Feira estão os maiores nomes do setor, como Acrilex, Círculo, Estilotex, Guarany, Glitter, Madeira Viva, Mago, Mercur, Pincéis Tigre, Singer, True Colors, We Care About, entre outros.
O Paço do Comércio é para as lojas e ateliês mostrarem trabalhos como patchwork, scrapbooking, decoupage, pintura em tecido, pintura country, artefatos em madeira, cerâmica, tricô e crochê, bordados, bonecas de pano, velas, sabonetes, bijuterias, biscuit, papéis especiais e reciclados, lãs, linhas, tear e fibras naturais. É nesse espaço que o visitante pode, por exemplo, conhecer e comprar ferramentas necessárias para a decoração de bolos e doces, conhecer a coleção de mais de 40 miniaturas de ambientes internos, comprar as mais diferentes e coloridas bijuterias feitas com produtos reciclados, levar para casa peças e técnicas para a prática da aerografia, ter acesso a todas as ferramentas e novidades para a prática do scrapbooking, encomendar kits decorativos para maternidade, e tomar um suco enquanto escolhe sabonetes em formato de frutas vendidos em um estande que lembra uma verdadeira quitanda.
A Praça do Artesão é o espaço onde mais de trinta profissionais mostram suas técnicas e produtos, resultado da influência de várias culturas e da combinação de diferentes materiais. São bonecas de pano, relógios e porta-retratos feitos com discos de vinil, bijuterias feitas de escama de peixe, produtos de decoração feitos com meia de seda, bolsa de praia que se transforma em uma toalha quando aberta, porta-óculos e porta-máquina fotográfica artesanais, as mais diferentes peças que compõem os enxovais infantis, bolsas e carteiras customizadas, etc.
Outras atrações que justificam sua visita à Mega Artesanal 2009:
Além da área de exposição e da ampla programação de cursos de artesanato, a Mega Artesanal tem outras atrações:
ü Exposição Elifas Andreato – O artista gráfico é um dos homenageados do evento e expõe cerca de 50 trabalhos que contam sua trajetória única entre os artistas nacionais. Conhecido por seu engajamento na luta pela redemocratização do país, foi responsável pelo projeto gráfico revolucionário dos encartes dos discos de vinil que fizeram a história da MPB.
ü Exposição Adhemir Fogassa – O maquetista e escultor é reconhecido internacionalmente pelo seu grande potencial de copiar objetos, imóveis, cenários em detalhes com total perfeição. Com mais de seis mil trabalhos produzidos em 35 anos dedicados à arte brasileira,expõe parte de suas obras durante os cinco dias de feira.
ü Exposição Brinquedo Vivo – O Instituto Brinquedo Vivo mostra cerca de 30 brinquedos artesanais, todos produzidos com materiais reciclados e parte da coleção Palhaço. Os visitantes que quiserem um espaço para descansar podem usar o espaço do instituto para se divertir jogando ludo, dominó e outros jogos de mesa. Oficinas para ensinar os visitantes a criarem seus próprios brinquedos também acontecem no espaço.
ü Prêmio Artesão do Ano – Em sua terceira edição, premiará 12 vencedores em 12 diferentes categorias entre elas bordado, tricô, crochê, patchwork, scrapbooking e até miniaturas. Personalidades já confirmaram presenças para a entrega dos troféus, na terça-feira, dia 30, às 20h.
ü 3º Encontro de Arte Educação do Professor Sassá – No dia 30 de junho os professores das redes de ensino de todo o Brasil, já cadastrados antecipadamente, irão conferir palestras sobre como usar a arte e o artesanato na sala de aula. Marilena Flores Martins, presidente da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar, será uma das palestrantes. Dos dias 1 a 5 de julho, haverá outros cursos e oficinas demonstrando que a arte pode auxiliar os pequenos a terem mais facilidade na aprendizagem durante o período escolar. Estes são destinados para educadores e público em geral.
ü Espaço para cursos – durante todos os dias de Mega Artesanal 2009 expositores oferecem em seus estandes os mais diferentes cursos das mais variadas técnicas. Ex.: Porcelana, biscuit, cerâmica, patchwork, crochê, tricô, scrapbooking e tingimento.
ü Espaço cultural – a procura pelas centenas de cursos ministrados nos estandes dos expositores é grande e as vagas são limitadas. Para atender a quem não conseguiu se inscrever ou quer apenas admirar o trabalho de algum artista, a Mega Artesanal espalhou vários palcos pelo pavilhão onde, ao longo do dia, diferentes artesãos ficam trabalhando, mostrando suas técnicas e interagindo com o público.
Serviço – Mega Artesanal 2009
Data: 30 de junho (dia do lojista)
De 01 a 5 de julho (aberto ao público em geral)
Local: Centro de Exposições Imigrantes – São Paulo / SP
Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km. 1,5
Horário: 30 de junho, das 11h às 19h (Dia especial para lojistas)
1 a 4 de julho, das 11h às 19h; dia 5 de julho, das 11h às 17h
Ingresso: R$ 8,00
Proibida a entrada de menores de 12 anos
Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos
Patrocínio: Acrilex, Casa da Arte, Condor, Editora On line e Gato Preto.
Transporte gratuito da estação Jabaquara do Metrô.
Saída do Metrô: a partir das 10h
Retorno: Até as 19h45
Caravanas – a Mega Artesanal recebe caravanas do interior paulista e de outros estados também, comprovando o atual interesse e crescimento do artesanato brasileiro. Os ônibus começam a chegar da madrugada, quando também começam as filas para os cursos gratuitos.
Para quem chegar cedo – a Mega Artesanal montou um pavilhão coberto, de 4 mil m², com banheiros e lanchonetes, onde artesãos apresentam suas técnicas e trabalhos.