27.9 C
Campinas
quarta-feira, fevereiro 18, 2026
spot_img

81% dos bares e restaurantes já estão se adequando à nova lei antifumo

Data:

Faltando um mês para a lei antifumo entrar em vigor, balanço feito pela Secretaria de Estado da Saúde relativo aos cinco primeiros dias de blitze educativas diárias em bares e restaurantes aponta que 3.861 estabelecimentos comerciais já foram visitados em 30 cidades do Estado – 1.403 apenas na capital paulista. Desse total, 81% dos locais já estão em processo de adaptação à nova lei.

Para isso, cartazes alertando sobre a proibição ao cigarro foram colocados nos estabelecimentos, funcionários começaram a ser treinados e os próprios clientes já começaram a ser alertados sobre a nova lei. Nos demais 19% dos estabelecimentos, a situação permanecia a mesma do período anterior à sanção da lei.

A ação tem como principal objetivo disseminar a cultura do ambiente livre do tabaco. “A recepção que estamos tendo durante essas ações é a melhor possível. Na maioria dos lugares, providências já foram tomadas para a adequação à lei antifumo. Nos locais em que nada havia sido feito, fomos especialmente cuidadosos no sentido de mostrar a importância de manter o ambiente livre do tabaco, não apenas para evitar punições, mas principalmente para a defesa da saúde dos clientes e funcionários”, afirma Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária.

Desde a última quarta-feira, dia 1º de julho, cerca de 500 fiscais da Vigilância Sanitária e do Procon vêm realizando todos os dias visitas a estabelecimentos comerciais, principalmente bares e restaurantes, para esclarecer dúvidas de proprietários e de clientes a respeito da nova legislação. O balanço contabilizou as ações realizadas de quarta-feira a domingo (1 a 5 de julho). As blitze educativas irão continuar até agosto.

Durante essa fase, antes da entrada em vigor da nova lei, no dia 7 de agosto, os agentes orientam proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos comerciais, além de tirar dúvidas dos clientes sobre as medidas previstas na nova legislação. Durante as ações são distribuídas aos proprietários e clientes cartilhas esclarecendo aspectos da lei.

Os fiscais também orientam sobre outras medidas a serem adotadas até a entrada da lei em vigor, como remoção dos cinzeiros, eliminação das áreas para fumantes e afixação de avisos sobre a proibição do fumo em locais visíveis.

A Lei Antifumo proíbe o uso de cigarros e demais produtos fumígenos nos ambientes fechados de uso coletivo em todo o Estado de São Paulo. A nova lei alinha São Paulo com a tendência internacional de combate aos males causados pelo tabagismo, principalmente em relação ao fumo passivo. Cidades como Nova York, Paris e Buenos Aires já adotaram com sucesso medidas similares.
CAMPINAS teve 277 visitas para a blitz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bebê de cinco meses é agredida em Jaguariúna e ex-namorado da mãe é detido pela GCM

Denúncia com vídeo levou agentes ao suspeito na tarde...

Homem é preso por agredir sobrinha adolescente e ameaçar família com facão em Itapira

Suspeito foi localizado após invadir imóvel no Jardim Magali Um...

Comissionado da Prefeitura de Hortolândia é detido com cocaína em viatura descaracterizada da Polícia Civil

Servidor usava veículo oficial sem autorização e foi flagrado...

Homem com mandado expedido uma hora antes é preso pelo Apoio Tático da Guarda Municipal em Jundiaí

Suspeito foi capturado durante patrulhamento nos bairros Ponte São...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade