Com a ideia de aliar a prática de atividade física à cultural será realizada, nesta sexta-feira, dia 21 de agosto, a primeira Caminhada Cultural deste segundo semestre. Cerca de 50 pessoas, que fazem parte do grupo de idosos que realiza atividades no Ginásio de Esportes do Taquaral, irão participar do evento.
A caminhada dará aos participantes a oportunidade de conhecer locais tradicionais e históricos da cidade. Todo o percurso será acompanhado por professores da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), por meio da Coordenadoria de Participação, que promove a atividade.
O ponto de partida da caminhada será a Estação Cultura, a partir das 9h. Na sequência os participantes passarão pela Rua 13 de Maio com destino à Catedral Metropolitana de Campinas. No local, um guia que coordena o processo de restauração do prédio irá explicar sobre a construção e a história do patrimônio. Da Catedral, a caminhada segue para o Museu da Imagem e do Som (MIS) e retorna a Estação Cultura.
Projeto
O projeto Caminhada Cultural integra o projeto Caminhar para a Saúde, uma parceria da Secretaria de Esportes e Lazer, com a Secretaria de Saúde. O programa busca melhorar a qualidade de vida dos participantes, principalmente os idosos, por meio da caminhada.
Para motivar a prática da atividade, que acontece nas praças esportivas ou próximas aos Centros de Saúde, a SMEL organiza periodicamente a Caminhada Cultural, e a Caminhada Ecológica, realizada no distrito de Joaquim Egídio.
Prédios históricos
Saiba um pouco sobre os pontos em que os participantes da Caminhada Cultural irão percorrer.
Estação Cultura
A antiga Estação Ferroviária da Companhia Paulista é ícone de desenvolvimento econômico e urbano de Campinas e do estado de São Paulo e ligava o interior paulista ao porto de Santos. Criada em 1868, passou por várias ampliações para suprir a necessidade de escoamento do café e transporte de passageiros. Em 1962 transformou-se na Ferrovia Paulista S/A (Fepasa). Atualmente sua ocupação é destinada às atividades da Estação Cultura, onde encontra-se a sede da Secretaria de Esportes e Lazer e também são oferecidos, por meio da Secretaria de Cultura, aulas de dança, aulas de música e shows musicais.
Catedral Metropolitana de Campinas
Reconhecida como patrimônio histórico e cultural da cidade, a Catedral levou 76 anos para ser finalizada (1807-1883). Sua história é reflexo da formação histórica, política, social, econômica e religiosa do Brasil. Abriga em seu interior ricos entalhes em madeira executados por dois grandes mestres escultores: Vitoriano doas Anjos e Bernardino de Sena.
Palácio dos Azulejos e MIS
É um documento arquitetônico cuja trajetória testemunha as transformações urbanas e sociais registrada no transcurso do final do século XIX ao início do século XXI. O Museu da Imagem e do som (MIS), criado em 1975 pela de lei municipal nº 4576/75, nestas mais de três décadas de existência preservou um significativo conjunto de imagens e documentos audiovisuais, que se destaca como fonte de pesquisa sobre a história da cidade e região.
O acervo do MIS possui um dos mais significativos conjuntos de imagens e registros audiovisuais sobre a história social e cultural da cidade de Campinas e região, atraindo pesquisadores de todo o país.
Caminhada Cultural
Data:




