O “Duo Paticumpá” lança o cd “Duo Paticumpá” com repertório diversificado e cuidadosamente elaborado de obras de compositores consagrados como Ney Rosauro, Pinduco, Mark Ford entre outros, além de composições próprias escritas originalmente para essa formação e adaptações de obras de compositores como Johann Sebastian Bach. A apresentação acontece dia 11 de setembro (sexta-feira), às 20h, no Sesc Campinas. Entrada franca.
O duo surgiu no ano de 2005 após um longo trabalho de pesquisa dentro da Unicamp e de “laboratórios para o amadurecimento de idéias” com o objetivo de trazer ao público uma música instrumental de qualidade e tecnicamente elaborada para os instrumentos de percussão. Formado pelos percussionistas Cleber Campos e Cesar Traldi (Mestres em Música pela Unicamp), o duo de percussão tem sido considerado pela crítica um dos principais difusores do gênero no Brasil.
A principal idéia é quebrar a tradicional divisão entre a música erudita e a popular, criando uma única linguagem na qual a qualidade torna-se a principal preocupação. Segundo Cleber Campos “a proposta inicial era a mescla entre a música erudita com elementos da música popular brasileira”, representada através de obras com adaptações para ritmos brasileiros e formatos diferentes.
Segundo os percussionistas, faz pouco tempo que vêm se aventurando como compositores, mas mesmo assim, os resultados foram positivos desde o início dessa jornada em conjunto. Surgiram várias composições próprias como “Coaxos”, de Cesar Traldi, e “Paisagens”, de Cleber Campos e ambas estão no cd “Duo Paticumpá”, lançando em março deste ano no auditório Ibirapuera em São Paulo, pelo selo Kalamata. Além do repertório fixo, Campinas poderá conferir a obra “Cage” do compositor paulista Fernando Iazzetta.
Desde sua formação, o Duo Paticumpá se apresentando em diversos estados do Brasil e em importantes eventos nacionais e internacionais destacando-se concertos na XVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no Auditório do Ibirapuera em São Paulo, na Sala Mompo SGAE em Barcelona (Espanha), Universidade de Aveiro em Aveiro (Portugal), IPEW – International Percussion Ensemble Week (Croacia) e BUMfest – International Percussion ensemble Groups (Eslovênia).
Nas apresentações, uma grande diversidade de instrumentos tais como marimba e vibrafone fazem da sonoplastia, única. O Duo Paticumpá também utiliza objetos inusitados para criar novos timbres musicais como panelas, tambores de freio, tubos de PVC, etc. Uma marca registrada são os efeitos eletrônicos e de luz que causam inesperadas reações no público (http://tv.estadao.com.br/videos,VEJA-VDEO-DA-MSICA-PATICUMPAT,50211,253,0.htm) . As baquetas fosforescentes trazem, no escuro, uma sonoplastia original para levar o público a uma viagem mental e inesperada.
Serviço
O quê: Apresentação do “Duo Paticumpá”
Quando: dia 11 de setembro (sexta-feira), às 20h
Onde: Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim – Tel: 3737-1515) Capacidade: 162 lugares
Realização: Direção Cultura (www.direcaocultura.com.br), Kalamata (www.kalamata.com.br) e Sesc Campinas
Entrada franca (Retirada de ingresso na Central de Atendimento do Sesc – Informações 3737-1500)
O cd pode ser adquirido através do site da Kalamata (www.kalamta.com.br) no valor de R$25,00.
A Direção Cultura é uma empresa de Campinas voltada ao segmento cultural desde 1999 que prima pela qualidade artística dos projetos desenvolvidos, especialmente eventos gratuitos e de formação de público. O selo independente Kalamata, criado pela própria empresa em 2005, registra os trabalhos de talentosos intérpretes, compositores e arranjadores brasileiros e também cuida da distribuição dos CDs.




