O início das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos foi adiado para junho de 2011 pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A construção estava prevista para terminar em novembro de 2011. Agora, a estatal planeja entregá-la apenas em abril de 2013.
A licença ambiental para a reforma não foi concedida pelo governo estadual, que questiona o estudo e relatório de impacto ambiental (EIA-Rima) entregue em janeiro. O governador de São Paulo, José Serra, afirmou, em evento recente, que o EIA-Rima de Viracopos não se sustenta.
A reforma do aeroporto de Viracopos é uma das maiores obras de infraestrutura do país e também a aposta do presidente Lula para ser a porta de entrada do país na Copa do Mundo de 2014.
A Infraero afirma que o adiamento das obras não afetará o cronograma para a Copa, pois a construção será feita em dois turnos. Segundo a assessoria da estatal em Campinas, as obras devem durar 24 meses




