Quitutes & Batuques, evento que faz parte do Ano da França no Brasil, chega até Campinas no dia 17 de setembro. A cidade receberá uma caravana de artistas internacionais que tem como objetivo transformar as cidades pelas quais passa em um verdadeiro festival de cultura, abrangendo música, vídeo, gastronomia e educação. São Paulo, Olinda e São José do Rio Preto são as próximas cidades a receber o projeto.
As atividades propostas por Quitutes & Batuques unem as pessoas para a conquista de objetivos em comum em oficinas sócio-culturais que oferecem, democraticamente, espaço para todos na cidade participarem. Há um pensamento sempre presente, o da criação de um ambiente que valorize o diálogo, levando ao entendimento dos indivíduos mais díspares e quebrando preconceitos. Isso tudo é possível graças ao empenho e generosidade dos artistas que, além de se apresentarem, passam suas experiências nas oficinas.
Trata-se de uma comunhão da alegria e da colaboração humana, uma verdadeira festa que leva cultura de qualidade para um grande número de pessoas. São shows, banquetes e vídeos que serão feitos pelos artistas em conjunto com a comunidade. Essas trocas de experiência é um intenso intercâmbio que mostra como o dialogo pode ultrapassar barreiras sociais, culturais e ideológicas.
Os artistas e profissionais que participam do projeto são reconhecidos internacionalmente. Como as cantoras de R&B (Rhythm and Blues) Les Nubians, destaques constantes nos EUA e Europa. Prestes a lançar seu novo álbum, elas vêm ao Brasil pela primeira vez apresentar seu estilo que, segundo a CNN, é “uma ponte entre Paris e África francesa moderna”.
Representando a parte mais popular da World Music, Quitutes & Batuques contará com o maleis Adama Yalomba. O músico é considerado o grande expoente do gênero Afro Pop, precursor do ritmo africano em um estilo contemporâneo. Marcando a presença musical brasileira, Moleque de Rua trará sua influência do Hip Hop e do Samba em músicas de um repertório formado em 20 anos de trabalhos no país e na Europa.
A parte gastronômica fica por conta das cozinheiras do Table D’Hote, um grupo de mulheres que possuem ascendências francesas, mulçumanas e africanas. Elas trazem um repertório da cozinha francesa e suas influências contemporâneas internacionais. Paralelamente aos eventos, o cineasta francês Zangro e o ator Hassan Zahi levantarão um questionamento audiovisual sobre a famosa receptividade brasileira, criando junto com jovens da comunidade cenas que simbolizam o ponto de vista europeu sobre o assunto.
O Ponto de Cultura Fábrica de Música da Casa de Cultura Tainã centralizará todas as atividades realizadas por Quitutes & Batuques em uma programação especial. Serão ensaios abertos e oficinas sócio-culturais com participação de jovens e artistas das comunidades próximas. Uma grande confraternização de cidadania cultural e participativa.
Endereço: Rua Inhambú 645, Vila Padre Manoel da Nóbrega – Casa de Cultura Tainá.
Programação:
Dia 17/09 – Quinta-feira
9h – Oficina de Dança e Percussão com Adama Yalomba
Oficina Table D’Hôte – Preparação de menu degustação
Oficina de Cinema com Zangro e Hassan Zahi
14h – Oficina de Dança e Percussão com Adama Yalomba
19h – Ensaio Aberto com Les Nubians, Moleque de Rua, Adama Yalomba e o grupo de Tambores de Aço da Casa de Cultura Tainã.
Dia 18/09 – sexta-feira
9h – Oficina de Voz com Les Nubians
Oficina Table D’Hôte – Preparação de menu degustação
Oficina de Cinema com Zangro e Hassan Zahi
14h – Oficina de voz com Les Nubians
19h – Ensaio Aberto com Les Nubians, Moleque de Rua, Adama Yalomba e o grupo de Tambores de Aço da Casa de Cultura Tainã.
Dia 19/09 – sábado
9h- Oficina de Brinquedos Sonoros – Moleque de Rua
Oficina de Cinema com Zangro e Hassan Zahi
19h- Apresentação Artística o resultado das oficinas e participação da Orquestra Tambores de Aço
Oficinas sócio-culturais:
Oficina de vídeo com Zangro e Hassan Zahi – Práticas artísticas audiovisuais – Artistas, realizadores e moradores de Campinas são convocados a participarem de uma experimentação em vídeo. Zangro e o ator Hassan irão encontrar os interessados na oficina e estabelecerão um plano de trabalho para a gravação de cenas, imagens e outros elementos da realização de gravação audiovisual.
Oficina de gastronomia francesa multicultural – La Table D’Hôte – Cozinheiras de Campinas poderão encontrar o grupo de mulheres da Table D’Hôte para a realização de menu especial de degustação. Nesta experiência receitas e idéias serão trocadas e sabores e aromas franco-brasileiros serão criados.
Oficina de Brinquedos de sonoros – Moleque de Rua – O grupo Moleque de Rua reúne-se com as crianças e juntos montarão brinquedos sonoros, a partir da criação coletiva, os participantes poderão experimentar os instrumentos montados.
Oficina de Dança e Percussão – Adama Yalomba – Adama montará uma roda de dança e ritmos a partir do seu repertório africano. Os participantes irão entrar em contato com uma cultura que possui muitos pontos de identificação com a brasileira. Irão se reconhecer e entender as diferenças a partir das manifestações artísticas.
Créditos Quitutes & Batuques – Campinas – Direção Geral Brasil: Coraly Pedroso, Joelke Offringa / Direção Geral França: Louise Robbins Ferreira, Jacques Pasquier / Coord. de Produção: Monica Matroni / Coord. de Comunicação: Fabrício Addêo Ramos / Produção: Claudio Pires de Mello / Assistente de Produção: Luiz Henrique Leão / Assessor de Imprensa: Manoel Carlos Junior / Assistente Financeira: Letícia Calderano / Registro em Vídeo: Gabriel Alcântara Madeira / Comunicação Visual: Flavio Sasano Cordeiro – C Design Gráfico / Agradecimentos: Patrick Duval




