Nos últimos anos o condomínio Colinas do Ermitage vem investindo em questões ambientais. Em 2001 durante a gestão do presidente da Associação dos Moradores Rubens Eide, o condomínio iniciou um projeto de assoreamento do lago artificial afim de arrecadar recursos para a associação. No entanto, a retirada de terra, gerou uma multa ao condomínio.
Em busca de uma solução, a associação de moradores procurou a prefeitura de Campinas e consegui um acordo, trocou a multa pelo plantio de cerca de 2700 mudas ao redor do lago e As mudas de plantas frutíferas da região, foram doadas pela CPFL, segundo o ex-presidente, que em 2001 a frente da direção da associação fez o plantio.
Na época o lago era propriedade do antigo Hotel Ermitage e estava sendo negociado com a associação de moradores, hoje é propriedade particular. Acreditasse que a nova proprietária vai manter a área como está , afim de transformá-la numa reserva ambiental, vantagem para os moradores e seus visitantes que podem desfrutar dessa beleza.
Ecologia -Replantio no Colinas do Ermitage
Data: