32.9 C
Campinas
quarta-feira, dezembro 24, 2025
spot_img

Ata do Copom ignora o sacrifício cambial no controle inflacionário

Data:

Presidente da Fiesp aponta contradição na ata do Copom e diz que o documento omitiu influência da política cambial na queda da inflação. \”A ata emitida também ignora os efeitos danosos do câmbio sobrevalorizado e dos juros altos\”.

O Copom defende a escalada dos juros iniciada há um ano como um processo cujo principal fruto — a redução da inflação a níveis compatíveis com a meta — começam a ser colhidos. \”O raciocínio, muito parcial, é de que os resultados estão sendo recompensadores, com o estabelecimento de duradoura fase de estabilidade\”, salienta o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ponderando: \”O documento omite, entretanto, o papel que a taxa sobrevalorizada de câmbio tem exercido no controle inflacionário\”.
O líder empresarial explica que, entre setembro de 2004 e maio de 2005, a inflação oscilou em torno do patamar médio observado a partir de 1999, apesar da escalada dos juros. Foi apenas em junho deste ano que os primeiros resultados de queda da inflação começaram a surgir, e isto foi possível principalmente pela trajetória da taxa de câmbio. \”Mais uma vez, o Copom sequer toca na possibilidade de, em médio prazo, o real registrar desvalorizações significativas. Se esta possibilidade tivesse sido levantada, então não seria possível concluir, como consta da ata, que as incertezas e riscos ao controle de preços estariam em queda. Encontra-se, aí, uma contradição\”, aponta o presidente da Fiesp.
A taxa de câmbio atual não é sustentável em longo prazo. A questão é a velocidade com que irá retornar a um nível mais elevado, o que poderá ocorrer em 2006 ou 2007. \”Enfim, ao contrário do que afirma a nota, o risco de instabilidade inflacionária persiste, suscitando a manutenção das incertezas\”, conclui Paulo Skaf.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Polícia Federal e CGU fazem operação contra fraude em serviços de saúde no Piauí

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação...

Hospitais privados vão atender o SUS em troca de dívidas com a União

Campinas - Em uma iniciativa inédita que promete desafogar...

Copom decide nesta quarta se pausa ciclo de altas na Taxa Selic

Com a inflação desacelerando, mas alguns preços, como a...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.877...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade